Introdução à Análise de Dados Públicos
De Segunda-feira 08 Novembro 2021 -  10:00
Até Segunda-feira 29 Novembro 2021 - 12:00

 

OBJETIVO GERAL DO CURSO:
O objetivo do curso é trazer aos participantes do curso as noções básicas de estatística, para que possa compreender e aplicar os conceitos para análise de séries de dados públicos e variáveis socioeconômicas, especialmente para a análise de políticas públicas.
 
 

PROFESSOR:  Danilo André Fuster

 
VAGAS: 60 vagas
  
HORÁRIO: 10h às 12h
 
DIA DA SEMANA: Segunda-feira
 
CRONOGRAMA:  
 
Aula 108/11/2021
 
Aula 2 - 22/11/2021
 
Aula 3 - 29/11/2021
  
PÚBLICO ALVO:  agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema
  
MODALIDADE: on-line
  
PLATAFORMA: Microsoft Teams / Plataforma Moodle
 
CARGA HORÁRIA: 6 horas
 
 

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 
 Aula 1 – Introdução aos conceitos estatísticos
  • Estatística Descritiva
  •  Fundamentos da Probabilidade
 
 Aula 2 – Fonte de dados e indicadores das áreas:
  • Educação
  • Saúde
  •  Seguridade Social
 
 Aula 3 – Fonte de dados e indicadores das áreas
  • Pobreza e Desigualdade
  • Macroeconomia
  • Mercado de Trabalho
 
 
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS:
Para a execução das aulas e atividades serão utilizadas: ferramentas de comunicação online para as aulas e plataformas digitais para a disponibilização do material de apoio.
 
 
 
 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
 
ARRETCHE, Marta. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília; CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC, 2000. p. 45-54.
 
 Brousselle A, Champagne F, Contandriopoulos AP, Hartz Z, organizadores. Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011.
 
DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M. C. B. (Org.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001. p. 13-42.
 
FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. A política da avaliação de políticas públicas. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo , v. 20, n. 59, p. 97-110, Oct. 2005.
 
Huff, D. Como mentir com estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
 
JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas: uma compilação conceitual e metodológica para orientar a produção de conhecimento aplicado para aprimoramento da gestão pública. In Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome, v.1 – Brasília, DF, 2014.
 
 ________________. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 56, n. 2, p. p. 137-160, 2014
 
 NMF 2017: MENEZES FILHO, N; XAVIER PINTO, C. C. de (org.). Avaliação econômica de projetos sociais. 3a edição. São Paulo:Fundação Itaú Social, 2017.
 
 SHIKIDA, Claudio D.; MONASTERIO, Leonardo; NERY, Pedro Fernando (Org.). Guia Brasileiro de Análise de Dados: armadilhas & soluções. 1° edição. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), 2021.
 
 WB 2018: Getler et al 2018 Avaliação de impacto na prática. 2a edição. Washington: BID/ Grupo Banco Mundial.
 
 WHEELAN, Charles. Estatística: o que é para que serve como funciona. Trad. George Schlesinger. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
 
 
 
 AVALIACÃO:
 Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos.
 
 
 
BREVE CURRÍCULO:
 
Danilo André Fuster
Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP e Mestre em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e mestrando em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é professor da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM-SP.
 
 

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