Introdução a Avaliação de Políticas Públicas
De Quinta-feira 02 Fevereiro 2023 -  10:00
Até Quinta-feira 23 Fevereiro 2023 - 12:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO:

O objetivo geral deste curso é promover, de forma introdutória, o conhecimento teórico dos métodos e técnicas de avaliação de políticas públicas para expandir e aprofundar o conhecimento institucional e apoiar a tomada de decisão governamental. 


PROFESSOR(A)/ORGANIZADOR(A)/INSTRUTOR(A): Danilo André Fuster / Suelem Lima Benicio

Público Alvo: Servidores públicos e sociedade civil

Modalidade: À distância

Plataforma: Microsoft Teams / Plataforma Moodle

Carga Horária: 08 horas

Vagas: 60 vagas

Dia da Semana: Quinta-feira

Cronograma:

DATA

Aulas

02/02/2023

Aula 1

09/02/2023

Aula 2

16/02/2022

Aula 3

23/02/2023

Aula 4

 

Horário: das 10h às 12h.

 

Fazer inscrição

 

 Aulas:

Aula 1 – Introdução às Políticas Públicas

Aula 2 – Indicadores Sociais: o que são e seus usos

Aula 3 – Introdução ao debate sobre avaliação de políticas públicas

Aula 4 – Avaliação: Por que, para que e quando fazer?

 

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

Para a execução das aulas e atividades serão utilizadas: ferramentas de comunicação online para as aulas e plataformas digitais para a disponibilização do material de apoio.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARRETCHE, Marta T. S. "Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, M.C.R.N. e CARVALHO. M.C.B.(orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo, IEE/PUC-SP, 2001, p.43 - 55.

DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M. C. B. (Org.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001. p. 13-42.

NMF 2017: MENEZES FILHO, N; XAVIER PINTO, C. C. de (org.). Avaliação econômica de projetos sociais. 3a edição. São Paulo: Fundação Itaú Social, 2017. Cap 1.

JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas: uma compilação conceitual e metodológica para orientar a produção de conhecimento aplicado para aprimoramento da gestão pública. In Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome, v.1 – Brasília, DF, 2014.

_________________. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 56, n. 2, p. p. 137-160, 2014

SHIKIDA, Claudio D.; MONASTERIO, Leonardo; NERY, Pedro Fernando (Org.). Guia Brasileiro de Análise de Dados: armadilhas & soluções. 1° edição. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), 2021.

WB 2018: Getler et al 2018 Avaliação de impacto na prática. 2a edição. Washington: BID/ Grupo Banco Mundial. CAP 3, 4, 5.

AVALIAÇÃO

Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos.


BREVE CURRÍCULO

DANILO FUSTER
Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo – USP. Com mestrado profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e com mestrado acadêmico em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é docente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM-SP.

SUELEM BENÍCIO
Mestre em Política Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Política Pública da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Professora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Atuou como Assistente Técnico Pedagógico junto a DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo atuando na formulação de políticas públicas para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Professora de Ensino Fundamental e Médio junto a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Principais áreas de atuação: educação, educação básica, políticas públicas, relações étnico-raciais, ensino de sociologia e história.

 

 
 
 
 
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!