Cursos
Até Quinta-feira 31 Agosto 2023 - 13:00
OBJETIVO GERAL DO CURSO:
Caracterização geral das principais perspectivas analíticas para a explicação das políticas estatais. Questões metodológicas da análise do Estado e das políticas públicas. A disciplina tem por objetivo oferecer um panorama sobre as mais importantes perspectivas analíticas que enfocam o Estado e suas políticas, familiarizando-os com os principais conceitos, autores e correntes da literatura.
MODALIDADE: On-line
Curso de Extensão |
PÚBLICO-ALVO |
CARGA HORÁRIA |
AULAS | CRONOGRAMA | DIA DA SEMANA | HORÁRIO | VAGAS |
Professora |
Introdução à Análise de Politicas Públicas |
Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema |
12h | 4 |
10, 17, 24 e 31/08/2023 |
Quinta-feira | 10h as 13h | 50 | Suelem Lima Benicio |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
· O surgimento do campo de análise
· O ciclo de Políticas Públicas
· Governança e Arranjos Institucionais
· Neoinstitucionalismo
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS:
1) Aulas Online: Utilização da plataforma unificada de comunicação e colaboração “Microsoft Teams”;
2) Materiais de Apoio: Estarão disponíveis no repositório de materiais desta disciplina do site Moodle TCMSP: http://avaegc.tcm.sp.gov.br
3) Exercícios de Fixação: Estarão disponíveis no repositório de materiais desta disciplina do site Moodle TCMSP: http://avaegc.tcm.sp.gov.br
4) Bibliografia: Estará disponível no repositório de materiais desta disciplina do site Moodle TCMSP: http://avaegc.tcm.sp.gov.br
BIBLIOGRAFIA:
ALA-HARJA, Marjukka; HELGASON, Sigurdur. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 51, n. 4, p. 5-59, out./dez. 2000
ARRETCHE, M. T. S. “Uma contribuição para fazermos avaliações menos
ingênuas”. In: BARREIRA e CARVALHO (org.)Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001
Assumpção, Jairo José and Campos, Lucila Maria de Souza Avaliação de projetos sociais em ONGs da Grande Florianópolis: um estudo sobre modelos relacionados ao foco de atuação. Rev. Adm. Pública, Fev 2011: traz explicação de uma tipologia de classificação de avaliações e aplica em casos empíricos.
BROUSSELE, A. et. al. Avaliação: conceitos e métodos. Fiocruz, 2011. (cap.1 );de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001
DRAIBE, S. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA , eCARVALHO, M.C.B. (orgs.) Tendências e perspectivas na avaliação
FARIA, C.A.P. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 20 no. 59 outubro, 2005
JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas: uma compilação conceitual e metodológica para orientar a produção de conhecimento aplicado para aprimoramento da gestão pública. In Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome, v.1 – Brasília, DF, 2014.
MARTINS, Humberto F. Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual; Sistema de Monitoramento de Metas Presidenciais; Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas Sociais; Sistema de Avaliação Externa de Programas Governamentais – Brasil. Washington: Banco Mundial; CLAD, 2007.
PFEIFFER, Peter. O Quadro Lógico: um método para planejar e gerenciar mudanças. Revista do Serviço Público, Ano 51, Número 1, Jan-Mar. Brasília: ENAP, 2000.
SILVA, P.L.B; MELO, M.A.B. "O Processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de projetos". In: NEPP/Unicamp, Caderno 48, 2000.
TREVISAN, Andrei Pittol; VAN BELLEN, Hans Michael. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. RAP – Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 529-50, Maio/Jun, 2008.
Worthen; Sandres; Fitzpatrick, 2004: cap 4 ALA-HARJA, M.; HELGADSON, S. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 51, n. 4, p. 5-59, out./dez. 2000
AVALIAÇÃO:
Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos. Em cada módulo o aluno poderá alcançar uma nota máxima de até 10.
BREVE CURRÍCULO:
Suelem Lima Benicio
Doutoranda em Administração Pública e Governo na FGV/SP. Mestre em Política Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Política Pública da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.