Introdução ao Federalismo Fiscal Brasileiro
Quinta-feira 30 Novembro 2023, 14:00 - 17:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Este curso tem como objetivo proporcionar uma compreensão abrangente do federalismo fiscal brasileiro, explorando como o sistema de financiamento e a alocação de recursos funcionam no contexto do Brasil. Os participantes irão analisar as características únicas do federalismo fiscal brasileiro e as implicações para as finanças públicas e a gestão fiscal.

MODALIDADE: ON-LINE

Curso de Extensão

PÚBLICO-ALVO

CARGA HORÁRIA

AULAS

CRONOGRAMA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

VAGAS

Professor(a)/

Organizador(a)/

Instrutor(a)

Introdução ao Federalismo Fiscal Brasileiro

Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema

3 horas

1

30/11/2023

5ª feira

14h às 17h

300

Danilo Fuster

 

Fazer inscrição

 

  logo whatsapp Siga o canal da "Escola Superior de Gestão e Contas Públicas" no WhatsApp e fique por dentro dos próximos cursos e eventos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Conceitos fundamentais de federalismo fiscal
• Importância do federalismo fiscal para a autonomia regional
• Receitas próprias dos entes federativos
• Transferências fiscais e fundos de equalização
• Competências tributárias e partilha de receitas
• Conflitos de competência entre níveis de governo
• Desigualdades regionais e redistribuição de recursos

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

Para a execução das aulas e atividades serão utilizadas: ferramentas de comunicação online para as aulas e plataformas digitais para a disponibilização do material de apoio.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABRUCIO, F. L.; COUTO, C. G. A Redefinição do Papel do Estado no Âmbito Local. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 40-47, jul.-set. 1996.

AFFONSO, R. A crise da federação no Brasil. Ensaios, FEE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 321-337, 1994.

ANDERSON, G. Federalismo: uma introdução. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

ARAUJO, W. F. G.; CORREA, I. M.; SILVA, F. A. R. Descentralização e federalismo fiscal: algumas considerações sobre o âmbito intramunicipal. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD. Anais... 2003

ASSUNÇÃO, M. C. Federalismo fiscal em perspectiva comparada.

BACHUR, J. P. Federalismo fiscal, atribuições fiscais constitucionais e equalização regional: EUA, Alemanha e Brasil em perspectiva comparada. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, n. 4, p. 377-401, out./dez., 2005.

BIJOS, D. Federalismo e estratégias eleitorais em sistemas proporcionais com lista aberta: o caso do Brasil. Revista do Serviço Público. Brasília, v. 63, n. 1, p. 7-24, jan./mar. 2012.

BRIÃO, S. F. Federalismo fiscal e as disparidades regionais no Brasil. 2006. 96f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2006

CARVALHO FILHO, J. S. Pacto federativo: aspectos atuais. Revista da EMERJ, Rio de Janeiro, v. 4, n. 15, 2001.

CONTI, J. M. (Org.). Federalismo fiscal. Barueri, SP: Manole, 2004

CUNHA, F. A. Federalismo fiscal no Brasil: a realidade do federalismo competitivo e a busca da cooperação e do equilíbrio. 2006. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul

LAGEMANN, E. O federalismo fiscal brasileiro em questão. In: AFFONSO, R. B. A.; BARROS, P. L. B. (Orgs). A federação em perspectiva. São Paulo: Fundap, 1995.

LAUFER, H. O ordenamento financeiro do Estado Federativo Alemão. Fundação KonradAdenauer-Stiftung. Centro de Estudos. In: O federalismo na Alemanha, Série Traduções, São Paulo, n. 7, 1995.

OLIVEIRA, F. A. Teorias da federação e do federalismo fiscal: o caso brasileiro. Escola de Governo da Função João Pinheiro, Texto para Discussão nº 43, 2007.

REZENDE, F. Federalismo fiscal: novo papel para estados e municípios. Jul. 1997.

SOARES, M. M. Teoria do sistema federal: heterogeneidades territoriais, democracia e instituições políticas. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

SOF. Secretaria de Orçamento Federal. Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Curso Federalismo Fiscal. Módulo 1, Federalismo: características e classificações. Escola Virtual da SOF, 2016b.



AVALIAÇÃO

Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos.


BREVE CURRÍCULO

Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo – USP. Com mestrado profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e com mestrado acadêmico em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é docente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM-SP


10

 
 
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!