Cursos
Objetivo Geral do Curso: O objetivo deste curso é construir um entendimento sobre o papel das instâncias institucionais de participação e dos conselheiros de direitos como interlocutores dos demandantes/usuários dos serviços públicos ou das políticas públicas. e apresentar as principais características da organização administrativa do Estado e os seus principais instrumentos de participação.
Justificativa: O curso “A Constituição Federal de 1988 e a democracia participativa” trata de como a sociedade brasileira e as instituições políticas do país evoluíram a ponto da democracia representativa conviver com instrumentos participativos. Um marco desse processo foi a promulgação da Constituição de 1988 que ampliou tanto os direitos sociais como também as possibilidades da sociedade ser incluída no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas. Tal curso tem um enfoque nos conselhos de políticas públicas dentro do contexto do município de São Paulo, porém tantos os temas que serão discutidos como a formação oferecida é de interesse de diversos segmentos da sociedade, que porventura se interessem em compreender melhor os processos de cidadania e as características e desafios do Estado brasileiro.
Público-Alvo:
- servidor público municipal jurisdicionado;
- membro de conselho social;
- cidadão comum;
- servidor de outra esfera de governo;
- servidor do TCM
Carga Horária: 24
Total de Aulas: 8
Horário: 14h
Professores: Profª Mestre Antônia dos Santos e Profº Mestre Luis Eduardo Lourenço
Datas: 26/9, 3/10, 10/10, 17/10, 24/10, 31/10, 7/11 e 14/11
Local: Escola de Contas - Av. Professor Ascendino Reis, 1130 - Vila Clementino - Sao Paulo - SP
Relação de Inscritos:
ANDERSON A KARVELIS |
ANDREA DA ROCHA DE PAULA |
ANDRÉA MARIA DOS SANTOS |
BRUNA TOLONI MORENO |
BRUNO FERRAZ BASSO |
BRUNO HENRIQUE BLASIO KESLAREK |
CLAUDIA DOS SANTOS GAMA |
DANIELA CARDOSO LOURENÇO ALVES |
EMERSON APARECIDO DE ALMEIDA |
FERNANDA RAMOS DOS SANTOS |
FRANCIELE REZENDE LIMA |
GLóRIA FERNANDA GONçALVES SOUTO |
GUSTAVO LEITE DE OLIVEIRA |
ISABELLA GIANNOBILE DOS SANTOS1 |
JENNIFER FERREIRA DA SILVA |
LETíCIA MASCARENHAS |
LUCAS DA SILVA MOSTARDA |
LUIS EDUARDO MORIMATSU LOURENçO |
LUZIA DA SILVA |
MARIA APARECIDA RIBEIRO COSTA |
MARIANA LOPES SIMõES |
MARINA DE CASTRO OLIVEIRA MORAES |
MAYSA LUANA SILVA |
MHARIANA DOS REIS RUBIO |
MICHELA APARECIDA MORGADO |
SIMONE SANTOS DA SILVA |
THIAGO MARIANO DOS SANTOS |
VERONICA CORDEIRO DOS SANTOS NASCIMENTO1 |
VIVIANE DOS SANTOS SILVA |
ZILDA NONATO DA SILVA |
Conteúdo Programático:
Módulo 1 - Democracia participativa e Direitos Fundamentais no Constitucionalismo contemporâneo.
- Professor: Luis Eduardo Morimatsu Lourenço
- Carga Horária: 12 horas
1ª aula
- Pressupostos teóricos, históricos e Filosóficos do constitucionalismo contemporâneo
2ª aula
- Estado democrático e social de Direito e os Direitos e garantias fundamentais
3ª aula
- Democracia participativa na Constituição Federal de 88
4ª aula
- Acesso à Justiça
Módulo 2 – A institucionalização dos conselhos de direitos no Brasil
- Professora: Antonia Santos
- Carga horária: 12 horas
1ª Aula:
- Controle Social das políticas públicas - Arranjos Institucionais e o cotidiano dos Conselheiros(as)
2ª Aula
- Características, atribuições, poderes, papel e competências legais dos Conselhos de Direitos no âmbito nacional, estadual e municipal
3ª Aula:
- Princípios e função públicas dos conselhos de direitos
4ª Aula:
- A experiência dos Conselhos Municipais em São Paulo nas políticas públicas avanços e desafios.
Metodologia de ensino: Serão realizadas aulas expositivas com dinâmicas que permitam a participação e interação constante dos alunos. Durante todas as aulas teóricas também serão apresentados exemplos práticos que permitam ao aluno visualizar melhor os conceitos trabalhados.
Critérios de avaliação: Será feito um acompanhamento da participação dos alunos em sala de aula e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos. Em cada módulo o aluno poderá alcançar uma nota máxima de até 10.
Recursos físicos e didáticos: Para a execução das aulas serão utilizados a lousa, as canetas, o datashow, o computador e a internet. Os alunos demandam apenas de folhas e canetas esferográficas.
REFERÊNCIAS
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TATAGIBA, Luciana. Conselhos gestores de políticas públicas e democracia participativa: aprofundando o debate. Revista de Sociologia e Política, n.25, Curitiba, 2005.
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