Conferência Internacional: “Direitos Humanos e Violência Institucional na América Latina: Massacre de Iguala México”
Segunda-feira 16 Setembro 2019, 09:00 - 12:00

Objetivo: O objetivo da palestra é debater porque as proteções de Direitos Humanos na América Latina são insuficientes para mitigar a violência institucional que se estrutura dentro do Estado Mexicano e buscar paralelos entre práticas de Violência Institucional com o Estado Brasileiro.

Público-alvo: profissionais da educação, assistência social, saúde, sociedade civil em geral, interessados pelo tema.

Data: 16/09/2019
Horário: das 9h às 12h.

8h30 – RECEPÇÃO

9h – Conferência “Direitos Humanos e Violência Institucional na América Latina: Massacre de Iguala México.”

Mediador: Xixo/Maurício Piragino – Diretor-Presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas

Conferencista Omar García Velásquez – Ativista de Direitos Humanos é um dos sobreviventes do massacre de Iguala, em 26 de setembro de 2014, quando 43 alunos da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos em Ayotzinapa desapareceram na cidade de Iguala, Guerrero, no México. Atualmente estuda Direito na Universidade do Claustro de Sor Juana.

Debatedora: Simone Henrique mestra e doutoranda em Direitos Humanos (USP), advogada em São Paulo e atualmente integra o Conselho Seccional da OAB (2019-2021) na qualidade de Suplente.

Debatedor: Saul de Carvalho Isaias, advogado, ativista de Direitos Humanos, trabalha na Secretaria de Gestão do município de São Paulo, Diretor da Organização da Sociedade Civil – Escola Comum e membro do Núcleo de Combate a Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.

Debatedor: Paulo Cesar Endo psicanalista e professor livre-docente da Universidade de São Paulo, graduado em Psicologia pela PUC – SP, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou doutoramento no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2003) e em 2005, a publicação de seu doutorado, sob a forma de livro, intitulado A Violência no Coração da Cidade: Um Estudo Psicanalítico, foi agraciada com o Prêmio Jabuti. É coordenador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Debatedor: Paulo de Tarso Vannuchi, jornalista, Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Brasil, de 2005 a 2010, Comissário da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (2014 a 2017), onde trabalhou 4 anos no acompanhamento do massacre de Iguala.

Local: Auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales – Av. Professor Ascendino Reis – 1130 – Vila Clementino.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas

Fazer inscrição