Palestra: O Mercado de Capitais
Quarta-feira 02 Outubro 2019, 15:00 - 17:00

Este tema tratará sobre o mercado de investimentos: entendimento sobre a estrutura do mercado de investimentos, entidades reguladoras e fiscalizadoras, tipos de títulos que podem ser emitidos no mercado, riscos relacionados aos tipos de investimentos.

Sobre a 3ª edição da Semana Mundial do Investidor (WIW)

É uma campanha global que conta com iniciativas com foco na proteção e educação do investidor, bem como educação financeira. Serão realizadas palestras, workshops, cursos presenciais e à distância, comunicação via redes sociais e lançamentos de projetos educacionais ao longo da Semana WIW. A CVM incentiva que outras instituições e organizações pelo Brasil, governamentais ou não, incluindo universidades, faculdades, escolas e demais interessados, participem da WIW, organizando e promovendo iniciativas que atendam aos objetivos da campanha e que respeitem as diretrizes estabelecidas. As iniciativas da Semana Mundial do Investidor (WIW 2019), em linha com as orientações da IOSCO - Organização Internacional de Valores Mobiliários, devem incluir apenas atividades não comerciais e gratuitas, e não poderão envolver a divulgação, direta ou indireta, de empresas, marcas ou produtos.

Horário: 15h.

Palestrante: Paulo Roberto Portinho de Carvalho - Analista de Mercado de Capitais da CVM

Minicurrículo: Engenheiro mecânico com mestrado em administração de empresas, ambos pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, dos livros "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e "Quanto Custa Ficar Rico?" pela editora Campus Elsevier e do livro "Investimentos para não especuladores", pela editora Saraiva. Atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro. Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR. Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012. Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países. Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros. Atualmente é Analista de Mercado de Capitais da CVM, e ainda atua como professor do Núcleo de Educação Continuada da Mackenzie - Rio.

Local: Auditório da Escola de Gestão e Contas do TCMSP - Av. Prof. Ascendino Reis, 1130 - Portaria B - Vl. Clementino
Acesso pela linha 5 Lilás - Estação AACD-Servidor do Metrô

Inscrição gratuita. Vagas limitadas