Jurimetria na atualidade: aspectos práticos, problemas reais e soluções
Quinta-feira 19 Março 2020, 14:00 - 17:00

Está suspenso sem data prevista para nova realização.

Objetivo: Jurimetria é a estatística aplicada ao direito. Nos últimos anos, a jurimetria vem sendo empregada por acadêmicos, administradores de tribunais, advogados e empresas para auxiliar na tomada de decisão a partir de dados estatísticos, seja para aprimorar a prestação jurisdicional, desenvolver estratégias jurídicas ou mesmo avaliar o impacto de políticas públicas. Nesse evento, discutiremos alguns aspectos práticos da jurimetria, mostrando diversos problemas reais enfrentados e as soluções propostas.

Público alvo: Agentes de fiscalização, assessores e servidores do TCMSP, Servidores do Legislativo e do Executivo Municipais e demais interessados pelo tema.

Datas: 19/03/2020
Horário: das 14 às 17h
Local: Auditório da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Responsável Juliana Luvizotto

Programação Abertura
das 14 às 15h - Palestra Julio Trecenti
das 15 às 16h - Palestra José de Jesus
das 16 às 17h - Debate

Julio Trecenti
Bacharel, mestre e doutorando em Estatística pelo IME-USP. Secretário-geral da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Conselheiro do CONFE. Sócio da Terranova Jurimetria. Sócio da Curso-R treinamentos e consultoria. Trabalha com web scraping, arrumação/faxina de dados, visualização e modelagem, construindo modelos preditivos, APIs, pacotes em R e dashboards em Shiny. Coordenador e ministrante de diversos cursos sobre R e jurimetria.
José de Jesus
Consultor em análise estatística de processos judiciais. Seus interesses em pesquisa incluem programação com R, aprendizado estatístico, processamento de linguagem natural, sistemas distribuídos, processos judiciais e segurança pública. Reúne as três habilidades fundamentais da ciência de dados: estatística, programação e conhecimento da matéria estudada: direito.

Moderadora
Juliana Cristina Luvizotto
Doutora e Mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da USP. Advogada. Assessora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Professora na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Suspenso