Cineclube da Escola exibe filme, seguido de debate, com foco na educação pública
Sexta-feira 08 Outubro 2021, 16:00 - 18:00

Na próxima sexta-feira, dia 08 de outubro, às 16 horas, o Cineclube da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) exibe o documentário brasileiro “Vocacional - Uma Aventura Humana”, com direção de Toni Venturi. Após a exibição do filme, será apresentado um bate papo com convidados dentro da programação de transmissões on-line do Cineclube da Escola.

O cineasta Toni Venturi revisita e resgata uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: a existência de seis unidades do Ginásio Vocacional (GV) do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar.

A temática do filme aborda os colégios que tinham uma proposta à frente do seu tempo, que era a de fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Essas escolas foram concebidas por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras.

Partindo do olhar pessoal do diretor Toni Venturi, que participou dessa experiência educacional, o documentário contribui, por meio de depoimentos de ex-professores e ex-alunos, para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Logo após o filme será promovido um bate papo com o diretor Toni Venturi; com as participações de ex-professores do Ginásio Vocacional, Esmeria Rovai e Antonio Pedro Zago; e de Luigy Marques, ex-aluno do GV e ex-presidente da Associação GVIVE. A mediação do encontro caberá a Fernando Ferric, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Serviço: Cineclube da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC). Sexta-feira, 08/10, às 16h. Exibição do documentário “Vocacional - Uma Aventura Humana”, (2011). 77 min. Classificação livre.
Transmissão realizada pelos canais do Youtube e Facebook da EGC.

cineclube vocacional v1