Ciclo de debates: O impacto da pandemia da Covid-19 na saúde pública em São Paulo
Quinta-feira 11 Novembro 2021, 19:00
banner impactos pandemia 11 11
 
 
O Observatório de Políticas Públicas do TCMSP promove um ciclo de debates com autoridades públicas, gestores, pesquisadores e professores sobre o impacto da pandemia da COVID-19 em diferentes dimensões da Saúde Pública. As mesas-redondas trarão resultados de pesquisa, relatos de experiência e dados sobre as consequências da pandemia para a população de São Paulo e do mundo. Dias 4, 11 e 18/11 e 02/12.
 
 
A pandemia de Covid19 repercutiu em muitas áreas da Saúde e da sociedade. Diversos indicadores de Saúde Materno Infantil apresentaram piora nesse período, tendo destaque o aumento da mortalidade materna e a redução da cobertura vacinal das crianças. Outro impacto da pandemia foi a redução da natalidade nesse período, além de alterações no âmbito da saúde sexual e reprodutiva.
 
Dia: 11/11 
Mesa 4: Impactos da Pandemia na Saúde Materna e Infantil e no Planejamento Reprodutivo
Horário: 19h às 21h
 
Impactos de Crises Sanitárias na Fecundidade e na Saúde Sexual e Reprodutiva 
Profa. Raquel Zanatta
Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Demografia e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES) no Cedeplar/FACE/UFMG desenvolvendo um projeto sobre intenções reprodutivas e estratégias de redução da vulnerabilidade em tempos de Zika vírus. Doutorado em Sociologia pela University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos. Foi Teaching Fellow no mesmo departamento e predoctoral trainee no Population Research Center da mesma universidade. Mestrado em Demografia pelo Cedeplar/FACE/UFMG (CNPq) e mestrado em Sociologia pela University of North Carolina at Chapel Hill. Graduação em Comunicação Social na UFMG, com habilitações em Jornalismo e Relações Públicas (bolsista Capes no Programa de Iniciação à Docência do Departamento de Comunicação Social e bolsista Fapemig no Programa de Iniciação Científica no Departamento de Demografia Cedeplar/UFMG). É mãe de dois filhos (março de 2015 e junho de 2018).

 
Impactos da Pandemia sobre a Saúde Materna
Profa. Simone Diniz
É professora titular do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984). Residência (1987), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutourado em Saúde Materno-infantil pelo Cemicamp (2004). Pós-doutorado (visiting reader) no King's College London, Women's Health Division (2012). Colaborou por 20 anos com o Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde (1985-2004) em atividade de assistência, pesquisa e ensino. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Preventiva, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Violência de Gênero, Gênero e Saúde Materna, Saúde Materno-infantil, Saúde Pública baseada em evidências. Foi coordenadora regional (região Sudeste) do Inquérito Nacional Nascer no Brasil (2010-2012). Coordena o grupo do CNPq GEMAS (Gênero e evidências em maternidade e saúde). Foi chefe do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, da Faculdade de Saúde Pública da USP (2014-2017). Coordenou o projeto de pesquisa Estratégias para a incorporação de inovações na assistência ao parto e ao recém-nascido: intervenção piloto no SUS a Iniciativa Hospital Amigo da Mulher e da Criança (IHAMC), apoiado pela FAPESP (2016-2018). Coordenou o projeto Dias potenciais de gravidez perdidos" (DPGP): uma medida inovadora da idade gestacional"(2018-2020), e atualmente coordena o projeto "Tornando visíveis as intervenções no parto" (2021-2022), ambos apoiados pelo CNPq e Fundação Bill e Melinda Gates na Chamada de Ciência de Dados na Saúde Materno-infantil. Integra o GT de Gênero da Abrasco. 
 
 
Pandemia de COVID-19 e Impactos na Cobertura Vacinal Infantil
Helena Sato
Possui mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Coordenadora do Programa Estadual de Imunização do CVE "Prof Alexandra Vanjac"/CCD/SES-SP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: eventos adversos pós-vacina, estudos de soroconversão, vacina contra febre amarela, estratégias de vacinação, vacina BCG e vacina contra rubéola.
 
 
Moderação
Alessandra Pellini 
Médica, especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias (Instituto de Infectologia Emílio Ribas), Mestre e Doutora em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo). Médica Epidemiologista na Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Professora Permanente do Curso de Graduação em Medicina – Unidades Curriculares de Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Integra o GT Saúde do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP.
 
 
Marian Bellamy
Mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2010). Professora da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP. Analista de Políticas Públicas e Gestão da Prefeitura de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de População e Políticas Públicas CEBRAP. Pesquisadora do GEMAS/FSP/USP - Gênero, Evidências, Maternidade e Saúde. Integra o GT Saúde do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP.
 
 
 
 

Fazer inscrição

 

impactos da pandemia 11 11

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!