Dados abertos governamentais e sua aplicação em indicadores de sustentabilidade em São Paulo
Terça-feira 25 Abril 2023, 15:00 - 16:30

Neste evento, buscaremos analisar os dados disponibilizados pela ObservaSampa (dados abertos), confrontando-os com os indicadores sugeridos pela ISO 37120 (Cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes) para debate de sua aderência às previsões da ISO e aos princípios de dados abertos e transparência.

Data: 25/04/2023

Horário: das 15h às 16h30

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=iwNkv6oZ-q0

Público-alvo:
Servidores públicos
Pesquisadores
Profissionais do Terceiro Setor
Estudantes

Principais Tópicos:
1) Dados abertos governamentais;
2) Indicadores de Cidades Sustentáveis, Inteligentes e Resilientes;
3) ISO 37120;
4) Transparência e dados abertos;

Abertura:
Egle Monteiro – Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (1991). Mestre em Direito do Estado, área de concentração em Direito Urbanístico, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Professora de Direito Administrativo, Urbanístico e Fundamentos de Direito Público nesta Universidade (1996-2021). Experiência profissional voltada ao Direito Público, em especial Direito Administrativo, com ênfase para Licitações e Contratos, e Direito Urbanístico. Atualmente exerce o cargo de Assessora Chefe de Controle Externo no Tribunal de Contas dos Município de São Paulo e a Coordenação do GT Urbanismo do Observatório de Politicas Públicas da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.

Palestrante:
Harmi Takiya – Geóloga de formação, e como servidora da PMSP, coordenou o Atlas Ambiental de São Paulo, e ocupou os cargos de Subprefeita da Mooca e de Pinheiros. Na área acadêmica a palestrante possui mestrado e doutorado pelo Instituto de Geociências da Univerisdade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Escola Politécnica -USP. Trabalha há sete anos no TCM como assessora técnica, e em meados de 2022 assumiu a coordenação adjunta do GT Urbanismo do Observatório de Políticas do TCMSP.

Mediadora:
Iara Negreiros –Pós-doutoranda e doutora em Engenharia e Planejamento Urbanos pela Politécnica da USP. Atualmente é sócia da SPIn - Soluções Públicas Inteligentes e professora de pós-graduação da Facens. Atua na ABNT/CEE-268 – “Cidades e comunidades sustentáveis” e no grupo de trabalho ISO/TC 268/WG2 - "City Indicators", contribuindo para a elaboração e publicação das Normas ISO para cidades, da série 37100.

Fazer inscrição

dados-abertos.jpg