Seminário: Inovação na Gestão Pública - Cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação
De Terça-feira 04 Julho 2023 -  18:00
Até Quarta-feira 05 Julho 2023 - 20:00

O seminário “Inovação na Gestão Pública: Cultura, Liderança, Normas, Métodos, Tecnologia e Aplicação” apresentará uma sinopse do livro homônimo, que tem a participação de quatro servidores do TCMSP , o qual objetiva discutir estratégias e perspectivas que venham proporcionar o conhecimento de técnicas para a aplicação da inovação, podendo assim motivar os gestores e os servidores a aplicarem melhorias nos serviços públicos.

DIA 04/07/2023

Horário: 18h às 20h
Modalidade híbrida (presencial e Youtube)
Obs.:
1) o evento formativo inclui o lançamento do livro homônimo ao seminário, a partir das 19h30;
2) Entre 17h30 e 18h haverá um café de boas-vindas oferecido pelos autores do livro.

DIA 05/07/2023
Horário: 18h às 20h
Modalidade online síncrona (Teams)

Principais Tópicos:
1) Cenário de governo diante das demandas da sociedade – a inovação para as mudanças necessárias.
2) Inovação sustentável com foco no cliente-cidadão.
3) Conhecimento, métodos, tecnologia e legislação para a efetividade da inovação.
4) Liderança e mudança cultural para a inovação da Gestão Pública.
5) Sistema de gestão da inovação.

Público-alvo:
Servidores públicos
Gestores públicos
Partes interessadas da Administração Pública
Estudantes de Administração Pública

 

Fazer inscrição

 

DIA 04/07/2023
1º Painel / Mesa
Tópicos de Inovação na Gestão Pública

Abertura: Conselheiro João Antonio e/ou Conselheiro Eduardo Tuma

Debatedores(as) da Mesa Redonda:
Alecio Fiel Filho – Mestre em Engenharia Biomédica, matemático, físico, professor e consultor de Qualidade.
Carlos Eduardo Rodrigues - Professor da Fundação Instituto de Administração (FIA). Publicitário, funcionário da SABESP.
Maria das Graças Ferreira - Mestre em Gestão Estratégica em Organizações Públicas, graduada em Assistência Social e Direito. Consultora de gestão organizacional e gestão estratégica, professora universitária.
Rosane Segantin Keppke – Colaboradora da EGC/TCMSP, pesquisadora do IEA-USP, arquiteta e urbanista, mestre e doutora em Planejamento Urbano.

Mediador:
Jair Moggi – Economista, advogado, mestre em administração pela FEA/USP, fundador da consultoria ADIGO, professor e consultor de empresas privadas e públicas.


2º Painel / Mesa
A Gestão Pública na Era da Inovação Continuada


Palestrantes:
Roberto Agune – Consultor, palestrante e docente em inovação no setor público. Foi coordenador da Assessoria de Inovação em Governo – iGovSP, foi superintendente da FUNDAP, é arquiteto e urbanista especializado em Administração e Planejamento Urbano pela FGV.
José Antonio Carlos - Professor da FIA – Fundação Instituto de Administração. Consultor e palestrante nas áreas de gestão do conhecimento e inovação organizacional. Criador e curador do site “Observatório do Conhecimento” que analisa impacto das novas tecnologias e métodos sobre o setor público.

Mediadora:
Harmi Takiya – Geóloga pela UNESP, mestre, doutora e pós-doutora pela USP. Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Debatedora:
Adriana Manicardi – Presidente do Instituto Paulista de Excelência da Gestão. Engenheira, especialista em saneamento pela Faculdade de Saúde Pública – USP, MBA em Parcerias Público Privadas e concessões pela FESP.

DIA 05/07/2023
3º Painel online síncrono
Cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação da inovação no setor público


Palestrantes:
Alecio Fiel Filho – Mestre em Engenharia Biomédica, matemático, físico, professor e consultor de Qualidade.
Alessandra M. C. Sales – Assessora de gabinete do TCMSP, advogada, pregoeira. Mestre em Direito, faz doutorado com dupla titulação pela USP e Universidade de Salamanca.
Douglas de Matteu - Doutor em Business Administration, Professor da FATEC, consultor.
Eliete Brito Santos – MBA em Gestão Empresarial e consultora na área.
Harmi Takiya – Geóloga pela UNESP, mestre, doutora e pós-doutora pela USP. Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Iara Negreiros – Doutora em Engenharia e Planejamento Urbano, Professora da FACENS.
Maria das Graças Ferreira - Mestre em Gestão Estratégica em Organizações Públicas, graduada em Assistência Social e Direito. Consultora de gestão organizacional e gestão estratégica, professora universitária.
Nilton Gomes de Moraes – Mestre em Tecnologias Ambientais, professor universitário e gerente da SABESP.
Silvio da Rocha Silva – Mestre em Engenharia da Computação, Gestor de TIC da SABESP.
Teresinha Covas Lisboa – Coordenadora do Grupo de Excelência de Pesquisa Aplicada em Administração. Consultora, professora universitária, mestre, doutora e pós-doutora em Administração.


Mediadora/debatedora:
Rosane Segantin Keppke – Colaboradora da EGC/TCMSP, pesquisadora do IEA-USP, arquiteta e urbanista, mestre e doutora em Planejamento Urbano.



Organizadores 
Rosane Segantin Keppke – Colaboradora da EGC/TCMSP, pesquisadora do IEA-USP, arquiteta e urbanista, mestre e doutora em Planejamento Urbano.
Harmi Takiya – Geóloga pela UNESP, mestre, doutora e pós-doutora pela USP. Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Seminário INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

Cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação

04/07/2023 - 1º Painel / Mesa híbrida
Tópicos de Inovação na Gestão Pública
18h Abertura
18h10 Mesa redonda: Alecio Fiel Filho, Carlos Eduardo Rodrigues, Maria das Graças Ferreira e Rosane S. Keppke
18h40 Comentários do debatedor Jair Moggi
04/07/2023 - 2º Painel / Mesa híbrida
A Gestão Pública na Era da Inovação Continuada
18h50 Palestrantes Roberto Agune e José Antonio Carlos
19h20 Comentários da debatedora Adriana Manicardi
19h30 Encerramento Maria das Graças Ferreira
05/07/2023 - 3o Painel / Mesa online síncrona

Cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação da inovação

no setor público

18h Palestrantes Alessandra Sales e Rosane S. Keppke
18h15 Palestrantes Nilton Gomes de Moraes e Silvio Rocha da Silva
18h40 Palestrantes Harmi Takiya e Iara Negreiros
18h55 Palestrantes Teresinha Covas Lisboa e Douglas de Matteo
19h10 Palestrantes Alecio Fiel Filho e Silvio Rocha da Silva
19h35 Palestrantes Maria das Graças Ferreira e Eliete Brito Santos
20h Encerramento Rosane S. Keppke

 

 


PALESTRANTES (Ordem Alfabética)
Alecio Fiel Filho – Mestre em Engenharia Biomédica, matemático, físico, professor e consultor de Qualidade.
Alessandra M. C. Sales – Assessora de gabinete do TCMSP, advogada, pregoeira. Mestre em Direito, faz doutorado com dupla titulação pela USP e Universidade de Salamanca.
Carlos Eduardo Rodrigues - Professor da Fundação Instituto de Administração (FIA). Publicitário, funcionário da SABESP.
Douglas de Matteu - Doutor em Business Administration, Professor da FATEC, consultor.
Eliete Brito Santos – MBA em Gestão Empresarial e consultora na área.
Harmi Takiya – Geóloga pela UNESP, mestre, doutora e pós-doutora pela USP. Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Iara Negreiros – Doutora em Engenharia e Planejamento Urbano, Professora da FACENS.
José Antonio Carlos - Professor da FIA – Fundação Instituto de Administração. Consultor e palestrante nas áreas de gestão do conhecimento e inovação organizacional. Criador e curador do site “Observatório do Conhecimento” que analisa impacto das novas tecnologias e métodos sobre o setor público.
Maria das Graças Ferreira - Mestre em Gestão Estratégica em Organizações Públicas, graduada em Assistência Social e Direito. Consultora de gestão organizacional e gestão estratégica, professora universitária.
Nilton Gomes de Moraes – Mestre em Tecnologias Ambientais, professor universitário e gerente da SABESP.
Roberto Agune – Consultor, palestrante e docente em inovação no setor público. Foi coordenador da Assessoria de Inovação em Governo – iGovSP, foi superintendente da FUNDAP, é arquiteto e urbanista especializado em Administração e Planejamento Urbano pela FGV.
Rosane Segantin Keppke – Colaboradora da EGC/TCMSP, pesquisadora do IEA-USP, arquiteta e urbanista, mestre e doutora em Planejamento Urbano.
Silvio da Rocha Silva – Mestre em Engenharia da Computação, Gestor de TIC da SABESP.
Teresinha Covas Lisboa – Coordenadora do Grupo de Excelência de Pesquisa Aplicada em Administração. Consultora, professora universitária, mestre, doutora e pós-doutora em Administração.


MEDIADORES(AS)/ DEBATEDORES(AS) (Ordem Alfabética)
Adriana Manicardi – Presidente do Instituto Paulista de Excelência da Gestão. Engenheira, especialista em saneamento pela Faculdade de Saúde Pública – USP, MBA em Parcerias Público Privadas e concessões pela FESP.
Harmi Takiya – Geóloga pela UNESP, mestre, doutora e pós-doutora pela USP. Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Jair Moggi – Economista, advogado, mestre em administração pela FEA/USP, fundador da consultoria ADIGO, professor e consultor de empresas privadas e públicas.
Rosane Segantin Keppke – Colaboradora da EGC/TCMSP, pesquisadora do IEA-USP, arquiteta e urbanista, mestre e doutora em Planejamento Urbano.

ORGANIZADORES 
Rosane Segantin Keppke – Colaboradora da EGC/TCMSP, pesquisadora do IEA-USP, arquiteta e urbanista, mestre e doutora em Planejamento Urbano.
Harmi Takiya – Geóloga pela UNESP, mestre, doutora e pós-doutora pela USP. Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

ANEXO I
Sobre o livro “Inovação na Gestão Pública:
Cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação”

Este livro divide os temas de inovação em seis grandes áreas: cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação. Inovação na gestão pública pode ser definida como o ato de criar e implementar ideias novas ou significativamente melhoradas com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos órgãos públicos.
A liderança inovadora é essencial para implantar um ambiente legal favorável à criatividade e à cultura de inovação. As normas ajudam a modelar processos rigorosos de teste e avaliação, e orientam as leis e os métodos para reduzir os riscos inerentes à experimentação.
Métodos inovadores de gestão ajudam as organizações a serem mais eficientes, eficazes e efetivas. Alguns exemplos são o gerenciamento por objetivos, a gestão baseada em evidências, a avaliação ex-ante e ex-post de políticas públicas.
A Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) oferece ferramentas para que as organizações sejam mais acessíveis, ágeis e flexíveis, Alguns exemplos são as ferramentas de colaboração on-line, tais como os processos eletrônicos e os aplicativos cívicos para dispositivos móveis.
A aplicação deste livro destina-se às partes interessadas que colaboram direta ou indiretamente com o setor público: gestores e agentes públicos, parceiros público-privados, gestores de contratos, fornecedores e prestadores de serviços, organizações da sociedade civil, cidadãos ativos, pesquisadores, professores e estudantes das múltiplas áreas do conhecimento do universo da Administração Pública, interessados em gerar valor público para a sociedade.

“Com uma linha muito bem estruturada, o livro traz uma abordagem multidimensional e holística. Considera, de um lado os legados relacionados a formação histórica da cultura e complexidade das mudanças, aspectos legais e processos burocráticos, o desafio da liderança política e seus prazos finitos, infraestrutura urbana, gestão do conhecimento e o protagonismo do servidor de carreira, e, de outro, um rol de conceitos, ferramentas, metodologias e reflexões que visam apoiar o processo de implementação da gestão da inovação, trazendo o cidadão para a centralidade ”
Adriana Oliveira Manicardi

“Nesse livro, em relação a essa dimensão mais sutil do Desenvolvimento que envolve o social e o cultural de cada instituição, os leitores encontrarão uma gama enorme de conceitos, propostas e experiências que os inspirarão na criação e consolidação de uma gestão pública eficaz que considere a inovação constante, a inclusão, a diversidade, a ética, a tecnologia, a transformação digital e a agenda ESG.”
Jair Moggi


ANEXO II
Sobre os organizadores e autores do livro

MINICURRÍCULOS

Alécio Fiel Filho: Mestrado em Engenharia Biomédica – pós-graduação em Engenharia de Materiais Metálicos – Graduação em Engenharia Mecânica – Graduação em Matemática e Física – Universidade de Mogi das Cruzes. Coordenador da pós-graduação em Gestão Pública na UMC e INPG, junto às Prefeituras de São Paulo, Mogi das Cruzes, Suzano, Guarujá, Valinhos entre outras. Professor de pós-graduação nas disciplinas: Sistema de Gestão Qualidade e Ambiental, Gestão dos Processos, Gestão de Projetos. Professor orientador de Projetos de Conclusão de Curso em pós-graduação nas Universidades UMC e INPG. Formação profissional em empresas ligadas ao setor automotivo e aeronáutico, exercendo cargos de gerência e liderança junto às áreas industrial e de Qualidade e consultor em projetos de Qualidade em empresas de vários seguimentos. Organizador e coautor do livro Gestão Pública: Planejamento, Processos, Sistemas de Informação e Pessoas, Editora Atlas, 2010.

Alesi Teixeira Mendes: Doutorando em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília. Graduado em Engenharia Civil e mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é pesquisador do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea e professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brasília (Ceub). Áreas de concentração dos projetos e pesquisas: políticas públicas de saneamento básico, de gestão de risco de desastres, de habitação e relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável. http://lattes.cnpq.br/2473113080999082

Alessandra Mara Cornazzani Sales: Advogada. Pregoeira. Auditora Interna de Processo de Qualidade no Serviço Público. Pós-Graduada em Avaliação dos Negócios Governamentais pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutoranda em Administração, Fazenda e Justiça no Estado Social pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, Espanha, em processo de dupla titulação com a Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão de Infraestrutura do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário. Assessora de Gabinete e Professora Convidada da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/9998924505494319

Alex Kenya Abiko: Engenheiro Civil. Professor Titular da Politécnica da USP, Coordenador do Grupo de Pesquisa “Planejamento e Engenharia Urbanos”. Coordenador da CEE 268 da ABNT “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Seus temas de pesquisas têm sido: sustentabilidade urbana, planejamento e gestão urbanos, gestão habitacional e habitação social. http://lattes.cnpq.br/2483467017206352

Carlos Eduardo Rodrigues: Publicitário, graduado em Comunicação Social, MBA em Administração de Empresas e Marketing (ESPM) e especializações na Universidade de Toronto, FGV, USP, BSP. Escritor e coautor dos livros Gestão Pública (2010), organizador do livro Curso de Marketing (2016), editora GEN, coautor do Manual de Gestão Empresarial, editora Manole e FIA (2021). Professor e orientador de cursos de Pós-Graduação e MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA). Docente nas disciplinas: Administração de Marketing, Planejamento, Estratégia Empresarial, Gestão de Criatividade e Inovação, Gestão de Projetos, Gestão de Comunicação, Gestão de Marcas, Green Marketing, Marketing Viral and Buzz Marketing. Carreira profissional no setor saneamento ambiental, executivo de comunicação, marketing, planejamento, assessoria de imprensa, gestão de marcas, novos negócios, projetos de inovação, leis de incentivo, patrocínios, parcerias estratégicas, promoções e eventos, design, audiovisual, educação ambiental, mídias digitais e canais internos e externos de comunicação. http://lattes.cnpq.br/6392400134060084

Douglas de Matteu: Doutor em Business Administration, PhD e Mestre na Arte do Coaching pela Florida Christian University (FCU – EUA). Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (UBC). Especialista em Marketing, em Educação a Distância e em Gestão de Pessoas com Coaching. Bacharel em Administração de Empresas. Diversas formações e certificações em Coaching com reconhecimento internacional. Docente na Fatec de Mogi das Cruzes, nos cursos pós-graduação, e na FCU – EUA. É CEO do Instituto de Alta Performance Humana (IAPerforma®️). Desenvolve treinamentos in company e palestras. Membro dos Grupos de Excelência em Instituições do Ensino Superior (GEGIS), Pesquisa Aplicada em Administração (GEPAD) e Coaching (GEC) do CRA/SP.

Eliete Brito Santos: Atua como consultora interna em desenvolvimento e transformação organizacional, gestão estratégica com condução de workshops para definição de estratégias, planos de ação e análise de desempenho. Coordenação e implementação de programa de cultura organizacional com foco na inovação. Graduada em Administração de Empresas (UMC), com Pós-graduação em Gestão Estratégica da Qualidade (UBC) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), com diversos cursos de extensão e especialização, como o Programa de Formação e Aprofundamento de Consultores (Adigo), Gestão de Relacionamento com Clientes – CRM e Gestão da Inovação (ESPM), Formação de Mediadores Organizacionais e de Conflitos (Ecosocial), Gestão do Conhecimento (IBGC), Professional Self Coaching (IBC). Há 18 anos atua nas áreas de gestão estratégica, de processos e projetos, estruturação, implementação, capacitação, coordenação de programas, projetos e práticas de gestão, condução de Teams Buildings, com aplicação de métodos ágeis (Design Thinking, Canvas, Scrum/Kanban). Atuou no Panamá, por 1,5 ano em desenvolvimento organizacional e estratégico. Atuação em gestão do conhecimento e práticas de inovação.

Fernando Tobal Berssaneti: Professor Doutor, Engenheiro de Produção (POLI-USP), Mestrado e Doutorado pela (PRO-POLI-USP). Docente do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Vice-coordenador do Grupo Técnico Conecticidade-Cidades Inteligentes. http://lattes.cnpq.br/6815275032415719

Harmi Takiya: Geóloga, com graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista, mestrado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e doutorado pelo Instituto de Geociências da USP, Pós-doutoranda de Engenharia de Produção (POLI-USP). Atualmente trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/2031741523824936

Iara Negreiros: Possui doutorado (2018) e mestrado (2009) em Engenharia e Planejamento Urbano, e graduação em Engenharia Civil pela Politécnica da USP (1994). É professora da Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Atua na ABNT/CEE-268, contribuindo para a elaboração e publicação das Normas ISO para cidades, da série 37100. http://lattes.cnpq.br/2483467017206352

José Antônio Carlos: Economista formado (1973) e pós-graduado (1975) pela Faculdade de Economia e Administração da USP – Universidade de São Paulo. No governo, coordenou diversos projetos na área de sistemas de informação, modernização administrativa, novas tecnologias como instrumento de mudança, gestão do conhecimento, inovação organizacional, métodos e técnicas de estímulo à criatividade no ambiente de trabalho e mídias sociais. Concebeu e liderou a implantação da “Agência STM”, portal web da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo de São Paulo, ganhador, em 2002, do prêmio mundial conferido pela Lótus/IBM, na categoria “Portal Solution”. Idealizou o “Relógio da Economia”, projeto que dedicado ao monitoramento da economia de recursos feita pelo Governo do Estado de São Paulo, fruto da promoção de inovações na prestação de serviços. O projeto foi ganhador do prêmio TI & GOVERNO, em 2005, e indicado pelo Banco Mundial como exemplo de excelência em prática de gestão. É criador e curador do site “Observatório do Conhecimento” – http://www.observatoriodoconhecimento.com – dedicado ao acompanhamento e análise do impacto das novas tecnologias e métodos de trabalho sobre o setor público. Atua como consultor e palestrante nas áreas de gestão do conhecimento e inovação organizacional. É professor convidado na FIA – Fundação Instituto de Administração, na área de inovação no serviço público. Foi docente da disciplina Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, ministrada na Central de Cursos de Pós-Graduação (Cecur) da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, no período de 1987 a 2004.

José Frederico Meier Neto: Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP, com Pós-Graduação em Administração Industrial e Gestão Financeira. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo e Diretor Administrativo da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP). Atualmente é assessor e professor da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/3024913809812693

Maria das Graças Ferreira: Atua como consultora de gestão organizacional e gestão estratégica. Mestre em Gestão Estratégica em Organizações Públicas pela Universidade Braz Cubas, Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Qualidade, Graduada em Serviço Social e Direito. Possui formação em Consultoria Interna pelo método antroposófico da Adigo Consultores. Atuou como coordenadora, professora e orientadora do curso de pós-graduação em gestão pública da UMC e INPG (2009 a 2014), e como professora conteudista da UNIP, de 2013 a 2020, atuando na modalidade E a D. De 2005 a 2013 coordenou na Prefeitura de São Paulo, a implantação do modelo de gestão da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, o que resultou no reconhecimento de 12 Subprefeituras pelo Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão e na certificação pelas normas ISO 9001:2008 das praças de atendimento de 20 subprefeituras. É auditora ISO 9001:2015e examinadora voluntária do Instituto Paulista de Excelência da Gestão. É organizadora e coautora do livro Gestão Pública: Planejamento, Processos, Sistemas de Informação e Pessoas, Editora Atlas, 2010. Atuou na SABESP em consultoria interna em desenvolvimento organizacional, de pessoas e de processos.

Nilton Gomes de Moraes: Mestre em Tecnologias Ambientais pelo Centro Paula Souza. Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Graduação em Engenharia Civil e em Tecnologia Civil (obras hidráulicas). Professor universitário, Gerente da Sabesp – Superintendência de Suprimentos e Contratações Estratégicas. Auditor ISO e Examinador de diversos prêmios de Qualidade na Gestão. Responsável pela Gestão de sistema ERP e pelo projeto de Transformação Digital na área de Suprimentos da Sabesp. Experiência em diversos seguimentos da área de Saneamento Ambiental tendo atuado mais fortemente nas áreas Comerciais, Marketing e Engenharia de Manutenção e Automação.

Roberto Meizi Agune: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973), especialização em Planejamento Educacional pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Administração e Planejamento Urbano pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Gerente de Planejamento da Fundação de Desenvolvimento para Educação. Superintendente de Planejamento e Controle de Empreendimentos da Sabesp. Membro e Presidente do Conselho Estadual de Informática do Governo do Estado de São Paulo, coordenador do Sistema Estratégico de Informações do Governo do Estado de São Paulo, coordenador do Núcleo de Apoio ao Comitê de Qualidade de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo. Superintendente e Diretor Técnico da Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Assessor Técnico de Gabinete e Coordenador do Grupo de Apoio Técnico a Inovação – GATI da Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo, Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Coordenador da Assessoria de Inovação em Governo – iGovSP da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (2011/2014). Coordenou a Unidade de Inovação da Subsecretaria de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Atualmente atua como consultor, palestrante e docente em inovação no setor público.

Rogerio Blau Alves: Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais. Tem experiência na Área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo. Tem experiência na Área de Direito, com ênfase em Direito Urbanístico e Municipal. É assessor do TCMSP. http://lattes.cnpq.br/5493744811417763

Rosane Segantin Keppke: Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP. Graduada e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Especialista em Gestão e Controle Externo das Contas Públicas. Pesquisadora e professora do ensino superior. Arquiteta e Urbanista da Prefeitura de São Paulo, atualmente é colaboradora da Escola Superior de Gestão e Contas, onde participa do Grupo de Trabalho de Urbanismo do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/4444279736264811

Silvio Rocha da Silva: Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT/USP. Pós-graduação em Administração Estratégica Empresarial. Pós-graduação em Ciência da Computação. Graduação em Tecnologia da Informação. Professor universitário, Palestrante, Empreendedor e Gestor de Tecnologia da Informação na Sabesp – Unidade de Negócio Leste. Certificado em ITIL, ISO 20000, ISO 27001. PMO Value Ring. Especialista em Project Model Canvas. Metodologias Ágeis. Design Thinking com formação na Escola ECHOS. Coach com formação PSC – Professional & Self Coaching no IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Experiência profissional de mais de 20 anos, sendo os últimos cinco em Transformação Digital, agilidade, governança de dados e inovação.

Teresinha Covas Lisboa: Pós-Doutorado em Administração pela Florida Christian University (FCU – EUA). Doutorado em Administração. Mestrado em Administração dos Serviços de Saúde. Especialização em Administração Hospitalar. Especialização em Didática do Ensino Superior. Conselheira do Conselho Federal de Administração (CFA) – Jurisdição São Paulo. Sócia-Diretora da TCL Consultoria e Assessoria S/C Ltda. Docente Titular da Universidade Paulista (Unip). Docente convidada da Florida Christian University, da Faculdade Albert Einstein e da Universidade Metodista. Diretora do Sindicato das Empresas de Administração do Estado de São Paulo (Sindaesp). Diretora da Associação Brasileira de Administração (ADM). Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições do Ensino Superior (GEGIES – CRA/SP) e Coordenadora do Grupo de Excelência de Pesquisa Aplicada em Administração (GEPAD – CRA/SP).

Yana Moura de Sousa Fadul: Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Coordenadora adjunta do Laboratório Interdisciplinar Empreendedorismo, Inovação e Inclusão nas Amazônias. Doutora em Administração, na área de concentração de Poder e Organizações, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestre em Administração pelo PPAD/UNAMA. Membro do Grupo de Pesquisa de Gestão Social e Desenvolvimento Local – GESDEL.

 

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