OS GRANDES MOMENTOS DA SAÚDE EM 2023
Quinta-feira 28 Setembro 2023, 15:00 - 17:30

EGC traz retrato da Saúde Pública em 2023

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) realizará em 28 de setembro, das 15 às 17h30, o seminário “Os Grandes Momentos da Saúde, em 2023 – Ecos, reflexos e análises sobre a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) e o 37º Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)”. O seminário será realizado no auditório da EGC e terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola no YouTube.

As Conferências Nacionais de Saúde (CNS) e o Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) são importantes momentos de avaliação da situação da saúde no país e de formulação de diretrizes para as políticas públicas no setor, reunindo cidadãos pela defesa da garantia de direitos, em atenção às necessidades da população. Prova disso é que as bases para a criação do SUS (Sistema único de Saúde), que hoje faz parte de um capítulo da Constituição Federal de 1988, nasceram na 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986), verdadeiro marco na história da saúde no Brasil.

Saiba os temas e assuntos discutidos desde a primeira edição da Conferência Nacional de Saúde (1941), até a 17ª, a mais recente, realizada em Julho de 2023, bem como os destaques do 37º Congresso do CONASEMS, também de Julho deste ano. Participe!

Data: 28/09/2023

Horário: das 15h às 17h30

Evento presencial com transmissão pelo YouTube

PRINCIPAIS TÓPICOS:

1) Resumo histórico das 16 Conferências Nacionais de Saúde, desde 1941 até o presente
2) Relato dos principais temas tratados na 17ª Conferência Nacional de Saúde (Julho/ 2023)
3) Análises dos avanços e /ou retrocessos das políticas de saúde na 17ª CNS
4) Relato dos principais temas tratados no 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems)
5) Análises dos avanços e /ou retrocessos das políticas de saúde no 37º Congresso Conasems

PÚBLICO-ALVO:

• Auditores de Controle Externo
  • Servidores Públicos de todas as Profissões da Saúde
  • Membros das Instâncias Municipais Gestoras do SUS
  • Membros do Conselho Municipal da Saúde
  • Membros dos Conselhos Gestores das Unidades da SMS
  • Profissionais Interessados em Judicialização da Saúde
  • Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Saúde Pública
  • Munícipes Interessados na Gestão do SUS em São Paulo

PALESTRANTES:

Cláudia Maria Afonso de Castro.
Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo.

Fernanda Lou Sans Magano.
Tesoureira do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos no Estado de São Paulo (SINPSI-SP) e Secretária Geral da FENAPSI Federação Nacional dos Psicólogos. Conselheira Diretora do Conselho Nacional de Saúde. Mesa Diretora do CNS. Secretaria Geral da 17°Conferência Nacional de Saúde.

Célia Cristina Pereira Bortoletto
Cirurgiã Dentista, com especialização em Saúde Pública. Concursada PMSP onde se aposentou por tempo de serviço. Secretária de Saúde do Município de Suzano por 8 anos. Secretária-Adjunta de Saúde do Município de SP. Atualmente Secretária de Saúde do Município de Mauá.

ORGANIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO, INTRODUÇÃO E MEDIAÇÃO:

José Carlos Riechelmann.
Médico ginecologista e sexologista (FEBRASGO), com formação em medicina psicossomática (IBEPEGE/ IGESP) e saúde pública (FM Santa Casa SP). MBA em Gestão de Serviços de Saúde Pública (EAESP-FGV). Mestre em Ciências, com Ênfase em Administração Hospitalar (FSP-USP). Ex-assessor técnico da SMS-SP para o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, e para a Judicialização da Saúde no SUS. Ex-diretor geral do Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha, e outros Hospitais Gerais e Pronto Socorros Municipais em São Paulo (SP) e em Suzano (SP). Docente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas e Membro do GT Saúde do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP.

Fazer inscrição

os grandes momento saude 28 09