Mesa Redonda: Combater a Violência Contra as Mulheres é compromisso de toda a sociedade
Sexta-feira 25 Novembro 2016, 09:00 - 12:00

A violência contra a mulher acontece em todos os lugares - públicos e privados. E não se trata somente de violência física.

A violência, de qualquer maneira que seja praticada, pode gerar até problemas físicos, com o estresse se transformando em enfermidades crônicas, e interfere na vida profissional, no exercício da cidadania e no seu desenvolvimento na sociedade.

O dia 25 de novembro foi escolhido como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, em 1981, por organizações femininas do mundo todo, reunidas na Colômbia, em Bogotá, para homenagear as irmãs “Las Mariposas”, que foram torturadas e assassinadas pelo governo da República Dominicana.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, com objetivo de estimular os governos e a sociedade civil a realizar eventos anuais que ajudassem a acabar com a violência contra a mulher, considerando que este é um problema que marca as mais diversas culturas, no mundo todo, tornando-se uma tragédia social.

Para debater o tema vamos realizar a Mesa Redonda: “Combater a Violência Contra as Mulheres é compromisso de toda a sociedade, cuja coordenação ficará sob a responsabilidade da mestra e professora da Escola de Contas Antônia Conceição dos Santos, e terá a participação de Maria das Graças de Souza, professora titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Executivo da Société Internationale d'Études du Dixhuitième Siècle; Jacira Melo, Diretora Executiva da Agência Patrícia Galvão; e Angélica Fernandes, mestra em Ciências Sociais e chefe de gabinete do Conselheiro João Antonio do TCM-SP.

Data: 25 de novembro, sexta-feira, das 9 às 12 horas

Local: Auditório da Escola Superior de Gestão de Contas Públicas do TCM São Paulo

Avenida Professor Ascendino Reis, 1130