Comunicação, 01/07/2024

Você sabia que o Tribunal de Contas do Município de São Paulo está oferecendo, ao seu quadro efetivo, 10 vagas para mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV)? A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado pelo TCMSP com a Câmara Municipal de São Paulo, na quinta-feira (27/06), para o Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da FGV.

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal também participa da parceria ofertando um curso on-line, no dia 2 de julho, para auxiliar os servidores do TCMSP no projeto de pesquisa que será apresentado no processo seletivo, conduzido pela FGV.

A aula, que acontece das 9h às 17h, busca apresentar os elementos fundamentais da metodologia de pesquisa e da elaboração de projetos. Além disso, a EGC e seus professores, mestres e doutores, estarão à disposição para acompanhamento e suporte durante a elaboração dos projetos de pesquisa dos servidores interessados no mestrado.

O Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da FGV possui área de concentração denominada Administração Pública e também seis linhas de atuação de pesquisa:
• Estado, Governo e Políticas Públicas;
• Gestão de Políticas Educacionais;
• Gestão Social e Territorial;
• Políticas Públicas Urbanas;
• Segurança Pública, Justiça e Cidadania;
• Relações Governamentais, Integridade e Compliance.

O curso tem duração máxima de dois anos (24 meses) com formato híbrido. As aulas acontecem de modo on-line e presencial, na sede da FGV. A cada bimestre, a previsão indica nove encontros por disciplina, sendo três on-line e seis presenciais.

A grade de disciplinas obrigatórias engloba assuntos como análise de políticas sociais, orçamento público e finanças, gestão pública contemporânea, teoria política, avaliação e análise de dados e metodologia de pesquisa aplicada. Ainda nesse sentido, as matérias eletivas contemplam os seguintes temas:
• avaliação de políticas públicas;
• emergência climática;
• integridade e compliance;
• geoinformação, espaços e territórios inteligentes;
• sociedade civil e poder local;
• gestão de políticas públicas ambientais.

Ao final do mestrado, um trabalho final de curso deve ser desenvolvido pelo aluno com enfoque prático, voltado para a solução de um problema real de organização do setor público.

O cronograma com todas as etapas de participação está em fase final de elaboração.

Conte com o apoio da EGC e prepare-se para a seleção do mestrado FGV. Em breve, pela intranet, estará disponível o link para as matrículas do curso e oficina de elaboração de projeto de pesquisa, a ser realizado em 2 de julho, das 9 às 17h, na modalidade on-line.

mestrado fgv