Dia: 14/10/2024, 2ª feira, das 19h às 21h30
OBJETIVO
Quando mencionado, o termo “Direitos Humanos” costuma gerar reações controversas. Enquanto para alguns representa algo fundamental, benéfico para a sociedade como um todo, para outros é sinônimo de uma suposta ideologia para proteger bandidos. Através de um mergulho na história dos Direitos Humanos em nível internacional, nacional e municipal, esta oficina busca romper com os estigmas ligados a esse termo através da conscientização, do debate aberto e de jogos. Músicas, slams, trechos de livros, pinturas, intervenções urbanas e curta-metragens serão trazidos para produzir reflexões. Também será abordada a questão do Direito à Cidade e legislações emblemáticas que asseguram os direitos dos grupos vulneráveis serão apresentadas. Para finalizar, veremos quais ferramentas o município coloca à disposição do cidadão para fazer com que os direitos garantidos por lei sejam efetivamente respeitados.
Matemática Financeira
Dias 16, 21, 23, 30/10, 04, 06, 11 e 13/11/2024, 2ª feiras e 4ª feiras, das 14h30 às 16h.
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Tratamos, nesta disciplina dos conceitos e práticas relacionadas com os cálculos de valores, notadamente financeiros, em função da variação no tempo. São discutidos aspectos relacionados com taxas e diferentes tipos de juros utilizados nos mercados financeiro e imobiliário.
Introdução ao Direito Administrativo: intervenção do Estado na propriedade privada
Dias 16 e 23/10/2024, 4ª feiras, das 15h às 17h
OBJETIVO GERAL DO CURSO
O proposto é compreender sistematicamente as diferentes modalidades de intervenção do estado na propriedade privada à luz do ordenamento jurídico. Em sentido convergente, além do complexo normativo, discutiremos jurisprudência selecionada e relevante.
ODS 11 – Diálogos sobre indicadores para cidades sustentáveis
Dias 22, 23, 29 e 30/10/2024, 3ª feiras e 4ª feiras, das 19h às 21h
OBJETIVO GERAL DO CURSO
O curso discute os conceitos, os enfrentamentos, os instrumentos e indicadores de planejamento e financiamento das cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes, com fundamento no ODS 11 da Agenda 2030 e na série ABNT NBR ISO 3712x (37120, 37122, 37123), tendo como base empírica a cidade de São Paulo. A Política Urbana, a infraestrutura, os serviços urbanos e as desigualdades territoriais estão no núcleo desta discussão que visa estimular competências para a compreensão, a conscientização e a mobilização em favor de cidades sustentáveis.
Oficinas do Governo Aberto: Promovendo a articulação entre Conselhos de Participação Social
Dia: 18/10/2024, sexta-feira, das 18h às 22h
OBJETIVO
Através de um panorama de participação social, as poficinas do projeto buscam discernir tipos e finalidades dos conselhos participativos da cidade, incentivando a construção de articulações, cooperações e diálogos interconselhos.
Brasil 200 anos: Intersecções Rússia e Brasil: Cárcere e Literatura em Fiódor Dostoiévski e Graciliano Ramos
Dia 23/10/2024, quarta-feira, das 19h às 22h.
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Apresentar e discutir a vida e obra de Fiódor Dostoiévski e Graciliano Ramos, bem como as contribuições estéticas e literárias na produção de uma literatura crítica, engajada e filosófica. Pretende-se elucidar os aspectos biográficos da vida e obra de Dostoiévski e Graciliano Ramos, dimensionando os fatos históricos, políticos e culturais da sociedade russa e brasileira.
Oficinas do Governo Aberto: Orçamento Público e Movimentos Culturais
Dia: 24/10/2024, 5ª feira, das 9h às 11h
OBJETIVO
Os participantes terão acesso ao panorama: "História dos Movimentos Culturais na Cidade de São Paulo" exercitando práticas de mapeamento dos orçamentos públicos para ações culturais no território ao analisarem coletivos, as dinâmicas dos OPs da área cultural, suas fonte de financiamento, operando instrumentos e conceitos para interagir na cultura orçamentária do setor cultural.
Oficinas do Governo Aberto: Periferia em Pauta: a regionalização do orçamento Público no municipio de São Paulo
Dia: 24/10/2024, 5ª feira, das 9h às 11h30
OBJETIVO
A regionalização do orçamento público é uma concepção recente que engloba aspectos cruciais: a identificação e visualização dos locais onde os gastos públicos são realizados. Essa abordagem visa compreender onde os recursos são efetivamente utilizados, fornecendo uma compreensão clara das áreas que exigem investimentos prioritários.
Ciclo de formação em Literatura Russa: Fiódor Dostoiévski – “Gente Pobre”
Dia 30/10/2024, das 19h às 22h, 4ª feira
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Apresentar e discutir a vida e obra de Fiódor Dostoiévski, bem como sua contribuição estética e literária na produção de uma literatura crítica, engajada e filosófica. Pretende-se elucidar os aspectos biográficos da vida e obra de Dostoiévski, dimensionando os fatos históricos, políticos e culturais da sociedade russa.
Celso Furtado e o Mito do Desenvolvimento Econômico, 50 anos depois
Dias 31/10 e 07/11/2024, quintas-feiras, das 19h às 21h30.