Assessoria de Imprensa, 24 de maio de 2018

O último vídeo da sessão “Ideias & Soluções” entrevistou o professor Matthew Richmond, convidado pela Escola de Contas do TCM para ministrar uma aula na pós-graduação. O tema foi a importância do olhar sobre a periferia para compreender a realidade brasileira.

Bacharel em História pela London School of Economics, mestre em Modern Society and Global Transformations pela Universidade de Cambridge e doutor em Geografia pela King´s College London, Richmond compartilhou algumas informações sobre a pesquisa etnográfica que vem realizando em Sapopemba, região periférica São Paulo. O núcleo de pesquisa em que o professor atua, selecionou o distrito da Zona Leste para ser o enfoque da pesquisa. A proposta é analisar esse recorte específico como forma de compreender a realidade das periferias de São Paulo.

Como complemento de sua entrevista, o pesquisador indicou alguns sites onde é possível acessar mais informações sobre o tema:
Centro de Estudos da Metrópole (CEM)
Projeto do CEM sobre periferias
Núcleo de Pesquisa NaMargem da UFSCar

Assista aqui o vídeo na íntegra