Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 27/09/2018

Nesta terça-feira (2 de outubro), das 14 às 17h, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) promove o seminário sobre o tema: 1968, a contestação necessária, no auditório da Escola de Contas. Trata-se de uma oportunidade para aprofundar as análises sobre os acontecimentos históricos que tiveram início em maio de 1968, na França, e que determinaram mudanças sociais importantes, com repercussão nos costumes até os dias atuais. Os palestrantes são o cineasta Silvio Tendler; a professora da Universidade de São Paulo Silvana de Souza Ramos; e o doutorando em Filosofia Anderson Aparecido Lima da Silva. A moderação será do jornalista Florestan Fernandes Junior, tendo como debatedor o assessor do TCM e professor Silvio Gabriel Serrano Nunes.

Para dar um contexto ao tema do seminário, foi em maio de 1968 que estudantes franceses saíram às ruas de Paris em protesto contra o sistema vigente, em plena Guerra Fria. O movimento logo mobilizou jovens em outros países, como Estados Unidos, México, Tchecoslováquia e Brasil. Os estudantes brasileiros foram para as ruas protestar contra a ditadura militar, o que resultou em vários manifestantes presos, torturados e até mortos pelos órgãos de repressão. O chamado movimento de 68 não ficou restrito aos protestos políticos, com repercussão na produção cultural, na luta contra o racismo e na libertação feminina, além de registrar significativas mudanças sociais que marcam também os costumes deste século, 50 anos após aqueles acontecimentos históricos.

Palestrantes

Silvio Tendler - Um dos mais premiados cineastas do país. Sua obra é composta por mais de setenta filmes e uma dezena de séries para TV. São dele três das maiores bilheterias de documentários brasileiros: Os anos JK- Uma trajetória política; a biografia Jango, de 1984; e O Mundo Mágico dos Trapalhões. Silvio Tendler se formou em cinema na França, onde teve grandes mestres. Foi presidente da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro e contribuiu para consolidar a Fundação do Novo Cinema Latino-americano. Foi ainda coordenador de Audiovisual para o Brasil e Mercosul na Unesco. Sempre acompanhando seu tempo, a maioria de seus filmes está disponível gratuitamente online.

Silvana de Souza Ramos - Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), além de pós-doutorado pela mesma universidade (2013). Atualmente é professora doutora junto ao Departamento de Filosofia da USP.

Anderson Aparecido Lima da Silva - É formado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (2010), mestre em filosofia pela USP (2013). Atualmente, é doutorando em filosofia pela USP.

Moderador

Florestan Fernandes Júnior - É jornalista com passagem pelas maiores redações do país. Foi repórter e apresentador nas tevês Globo, Manchete, Cultura, Rede TV, entre outras. Atualmente é âncora do programa Voz Ativa da Rede Minas e coordenador de Comunicação do TCM.

Debatedor

Silvio Gabriel Serrano Nunes - bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne (Bolsa Capes - Ministério da Educação do Brasil). Advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Autônoma de São Paulo.

A iniciativa de realizar esse seminário é da Escola de Contas do TCM e tem como público-alvo auditores, procuradores, secretários municipais, servidores do Legislativo e do Executivo municipais, professores e demais pessoas interessadas pelo tema. O auditório da Escola de Contas do TCM tem acesso pela portaria B, localizada na Av. Professor Ascendino Reis – 1.130 – na Vila Clementino.


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!