Imagens Cao Laru: Ana Moraes

A série Concertos Didáticos, que reuniu no ano passado na Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) instrumentistas e bandas com músicas do cancioneiro popular brasileiro, retorna com programação variada e gratuita. A edição 2019 do projeto expande os sons e traz na abertura, dia 26/07, às 12h30, a banda franco-brasileira Cau Laru com canções dos cerca de 20 países por onde passou ao longo da carreira, muitos deles do leste europeu. O Coral do TCMSP também apresenta repertório, com a regência do maestro William Guedes.

A banda Cao Laru (pronuncia-se Tchau Larru) foi criada em 2005 por artistas que cursavam mestrado em Pedagogia Musical em Rennes, na França. Decididos a criar uma música que contemplasse as diferentes origens dos integrantes e se transformasse a partir da cultura, paisagem e dos personagens dos espaços que se apresentassem, formaram o grupo viajante com repertório festivo e colorido que circula pelo Brasil com uma kombi e pela Europa com um motorhome.

coral tcm site escolaA apresentação na Escola de Contas do TCMSP será a última gratuita no Brasil, já que o grupo divide a turnê de janeiro a julho no país e de agosto a novembro na Europa (França, Suíça, Inglaterra, Portugal e Espanha). Os artistas cantam, dançam e contam a história das músicas, convidando o público a participar. Entre a seara de instrumentos presentes estarão o cavaquinho, violão, acordeom, pandeiro, violoncelo, clarinete, bandolim e a flauta.

A frente do Coral do TCMSP (foto) e responsável pelos arranjos das canções, o regente William Guedes conta que a apresentação do grupo, que antecede a da banda Cao Laru, terá música popular brasileira com canções que entraram recentemente no repertório do coro.

A programação dos Concertos Didáticos se estende até dezembro, com participação de artistas como Ná Ozetti e Toninho Ferragutti e apresentações em homenagem a Dominguinhos e Adoniran Barbosa. O projeto é uma parceria do TCMSP e a Escola de Contas com a Câmara Municipal de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço: Concertos Didáticos com Banda Cau Laru e Coral do TCMSP. Dia 26/07, às 12h30. Auditório da Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo - Av. Professor Ascendino Reis – 1130 – Vila Clementino. Entrada franca

Veja o vídeo com o convite para as apresentações