Assessoria de Imprensa, 20/09/2019

A equipe do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) visitou, na noite de quinta-feira (19/09), a Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, na zona leste da capital paulista, para a quarta apresentação do Cidadania em Contas, projeto que visa mostrar o trabalho desempenhado pela Corte de Contas para a população.

A subprefeita da região, Fernanda Galdino, iniciou a noite de palestra saudando aos presentes. “Será uma noite muito rica, produtiva e de muito aprendizado para todos nós”, afirmou ela.

A chefe de gabinete da Presidência do TCMSP, Angélica Fernandes, reforçou a posição inovadora da instituição em levar esse projeto aos bairros da cidade para que os munícipes conheçam o trabalho do Tribunal. “A ideia é trazer um pouco do trabalho que realizamos. É lógico que temos de melhorar muito, mas é um passo muito importante mostrarmos tudo o que temos feito”, disse Angélica.

Durante a exposição, o público presente assistiu ao vídeo institucional, além de conhecerem o trabalho realizado pelo TCMSP em auditorias na cidade de São Paulo. Conheceu também os meios de comunicação e as redes sociais utilizadas pela Corte; quais os caminhos a seguir para encaminhar seus pedidos por meio da Ouvidoria do Tribunal; e a atuação da Escola de Gestão e Contas, responsável pelos diversos cursos de extensão e pós-graduação. Ao final da apresentação, os assessores da presidência Rosano Maieto e Sandra Caruso responderam as perguntas dos moradores.

A moradora da Vila Carrão, Maria de Lourdes Borges Cardoso, é aposentada e não conhecia o impacto do TCMSP na cidade de São Paulo. “É uma iniciativa muito boa porque traz essas informações para perto do cidadão, é uma forma de integração e de fazer valer os direitos da gente”, destacou ela.

Rogério de Moura é cineasta, morador da Vila Formosa e teve, nessa noite, o seu primeiro contato com o Tribunal de Contas. Ele saiu satisfeito com o que viu na apresentação. “Foi muito dinâmica, creio que todos os presentes tiveram uma impressão muito boa e ficamos um pouco mais enriquecidos, contribuiu para mostrar que é uma instituição muito acessível”, concluiu Moura.

A apresentação do projeto Cidadania em Contas do TCMSP contou com a participação de Helen Steffen (C-IV); André Galindo (Escola de Gestão e Contas); Fúlvio Giannella Jr. (Assessoria de Imprensa); e Dirceu Mendes (Ouvidoria).

A Subprefeitura Butantã vai receber a próxima apresentação do projeto Cidadania em Contas, que acontecerá no dia 24 de setembro (terça-feira), a partir das 19h.

Angélica Fernandes, chefe de gabinete da Presidência do TCMSP

Fernanda Galdino, subprefeita da região de Aricanduva/Formosa/Carrão

Luiza Correia Hruschka, da Gestão das Relações do Trabalho (GRT)

Auditora Helen Steffen, da Coordenadoria IV do TCMSP