Assessoria de Imprensa, 06/05/2020

Notícias das ações estratégicas de combate à COVID-19 no mundo estão reunidas no Boletim informativo Coronavírus, divulgado diariamente pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). A edição 26 traz, entre os destaques dos principais veículos de comunicação internacionais, manchete do jornal espanhol EL PAÍS: “Madri usa testes não confiáveis em seus profissionais de saúde depois do fracasso de compra anunciada pelo governo”.

Segundo a publicação, depois do fracasso da compra de 100 mil kits de testagem para o novo coronavírus, que não chegaram à capital espanhola, o governo importou, como alternativa, testes rápidos de baixa qualidade. De acordo com um estudo do Servicio de Farmacia de La Dirección Asistencial Sureste, publicado no El PAÍS, esses exames apresentam uma sensibilidade de apenas 79,4%, levando a falsos positivos em cerca de um em cada quatro casos.

O diário italiano La Repubblica divulga a possibilidade de reabertura de salões de cabeleireiro, bares e restaurantes em algumas regiões do país, a partir de 18 de maio. A proposta foi confirmada pelo ministro de Assuntos Regionais, Francesco Boccia, que, no entanto, subordina o reinício das atividades à aprovação do Inail (Instituto Nacional de Segurança contra Acidentes de Trabalho).

Da Coreia do Sul vêm notícias, pelo jornal The Korea Herald, sobre apelo à população, feito pelo Primeiro-ministro Chung Sye-kyun, para manutenção do distanciamento social diário, enquanto regras de quarentena são relaxadas. Após semanas registrando número baixo de infecções por COVID-19, a Coreia do Sul irá abrir, gradualmente, a partir da próxima quarta-feira, 13 de maio, escolas, alguns museus e bibliotecas públicas.

O informativo sobre o Coronavírus também traz notícias da França, Estados Unidos, Japão, Itália e Reino Unido.

Clique aqui e confira a 26ª edição do Boletim.