Assessoria de Imprensa, 12/05/2020

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) divulga diariamente o Boletim Informativo Coronavírus, com notícias de ações estratégicas de combate à pandemia, publicadas nos principais veículos da imprensa internacional. A 31ª edição destaca manchete do jornal chinês South China Morning Post: “Várias vacinas e abordagem global são necessárias para combater o coronavírus, dizem os principais cientistas dos EUA”.

De acordo com a publicação, uma pesquisa, realizada por renomados cientistas norte-americanos, incluindo Anthony Fauci, um dos principais membros da força-tarefa do coronavírus da Casa Branca, revela que nenhuma vacina sozinha atenderia à necessidade global e, portanto, uma abordagem estratégica para o esforço multifacetado é absolutamente necessária. O estudo foi publicado na revista acadêmica Science, uma das mais prestigiadas do mundo.

Da Coreia do Sul, as informações vêm do diário The Korea Herald, que noticia o adiamento das retomadas escolares por uma semana, em meio a espectro da segunda onda de infecções por Covid-19. A reabertura das escolas aconteceria no dia 13 de maio para os alunos do ensino médio. O anúncio do adiamento aconteceu após o surgimento de 90 casos do novo coronavírus, identificados no popular distrito de Itaewon, em Seul.

O jornal New York Times alerta que dezenas de estados americanos estão saindo do confinamento sem cumprir os critérios mínimos de segurança e apresentando ainda casos de infecção pela Covid-19. Cientistas afirmam que a temida “segunda onda” de infecção pode não esperar até o outono e o desconfinamento prematuro seria desastroso. Modelos epidemiológicos nos Estados Unidos e dados da China sugerem que cada caso gera cerca de 50 contatos, de modo que os 25 mil novos casos diários nos Estados Unidos geram outros 1,3 milhão de contatos a serem encontrados diariamente. Na ausência de padrões nacionais detalhados de reabertura, os governadores estão estabelecendo seus critérios e alguns permitem até contato humano muito mais próximo do que outros.

O Boletim Informativo Coronavírus também divulga notícias vindas da França, Espanha, Itália, Japão e Reino Unido, países bastante afetados pela pandemia.

Confira aqui a 31ª edição do Boletim