Assessoria de Imprensa, 1º/06/2020

Turistas que chegarem à Sicília a partir de 3 de junho deverão baixar o aplicativo "Sicília Segura" e inserir dados sobre o estado de saúde, deslocamentos e eventuais casos da Covid-19 na família. A notícia, veiculada no jornal italiano La Repubblica, é um dos destaques da edição 48 do Boletim Informativo Coronavírus.

A Sicília irá solicitar uma espécie de autocertificação para quem chegar e a colaboração constante do turista. Esse é o caminho escolhido pelo governo de Sebastiano Musumeci para tornar mais ágil e rápido o protocolo de saúde para os visitantes. Ao aplicativo serão adicionados controles de temperatura corporal, realizados em estações ferroviárias, aeroportos e portos.

O diário francês Le Monde traz como manchete: “Covid-19: anormalidade cerebral na ressonância magnética em paciente com perda de olfato”. Segundo a publicação, neurorradiologistas italianos informam, em artigo veiculado na revista médica JAMA Neurology, que o SARS-CoV-2 tem a capacidade de penetrar, através do bulbo olfativo, no sistema nervoso central e causar danos diretos a ele. O estudo se baseou em imagens mostrando anomalias na ressonância magnética (MRI) do cérebro de um paciente com Covid-19 e com perda de olfato.

Do Reino Unido vem informações, pelo jornal The Guardian, sobre cinco novos medicamentos que serão testados em 30 hospitais em todo o país na corrida para encontrar um tratamento para o novo coronavírus. Eles variam de drogas como a heparina, usada para afinamento do sangue, a terapias ainda em estudo clínico para condições como distúrbios musculares, pulmonares e sanguíneos, que têm evidências de potentes propriedades antivirais ou anti-inflamatórias.

O Boletim Informativo Coronavírus é divulgado diariamente pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo e repercute notícias sobre a pandemia publicadas na imprensa internacional.

Ações estratégicas de combate à Covid-19 na China, Coreia do Sul, Espanha e no Japão, também estão no boletim.

Veja aqui a edição completa do Boletim Coronavírus 48