Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia anunciou, nesta segunda-feira, 13 de julho, que a proteína interferon pode ser responsável pela “tempestade de citocina”, resposta hiper-inflamatória observada em pacientes com manifestações mais severas da Covid-19. A notícia publicada no diário sul-coreano The Korea Herald é um dos destaques da edição 84 do Boletim do Coronavírus. 

A “tempestade de citocina” é uma resposta imune exagerada que ocorre quando muita citocina é liberada e leva o organismo a atacar seus próprios tecidos, podendo provocar falência múltipla dos órgãos. Os pesquisadores do Instituto separaram células imunes do sangue infectado e aplicaram o método de sequenciamento de RNA de célula única para analisar suas características. A proteína interferon - um tipo de citocina – encontrava-se pronunciada em pacientes com sintomas graves da doença.

 
A agência de notícias ANSA divulga afirmação do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que “muitos países” estão no caminho errado no combate à pandemia”. Ainda segundo o diretor, líderes mundiais estão minando a confiança da população com relação as ações, usando mensagens ambíguas. Adhanom acredita que países que montaram um sistema de vigilância e rastreamento dos casos durante o lockdown estão tendo relativo sucesso na supressão do vírus.

 
Pesquisa britânica indica que o aumento de uma única unidade na exposição a longo prazo das pessoas às partículas poluidoras amplia as infecções e internações da Covid-19 em cerca de 10% e mortes em 15%. O estudo ainda é inconclusivo mas os cientistas apoiam a continuidade das pesquisas, já que concordam que o ar sujo inflama os pulmões e causa doenças respiratórias e cardíacas que tornam as pessoas mais vulneráveis. A informação é manchete do jornal The Guardian.

 
O Boletim do Coronavírus é editado diariamente pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo, com um apanhado das principais notícias sobre a pandemia publicadas na imprensa internacional.
 

Leia aqui a edição 84
 
Acompanhe aqui as edições anteriores
 

Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!