Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 15/07/2020

De acordo com uma equipe italiana composta por médicos e astrofísicos, a carga viral do Sars-CoV-2 é inativada em questão de segundos, com a utilização de raios ultravioletas. A notícia, publicada no jornal italiano Corriere della Sera, é um dos destaques da edição 86 do Boletim do Coronavírus, que repercute informações sobre a pandemia publicadas na imprensa internacional.

 

A partir do estudo os pesquisadores avaliaram a correlação entre a radiação solar e a epidemiologia da Covid-19 e coletaram dados sobre a quantidade de luz solar em 260 países, de 15 de janeiro até o final de maio. A correspondência com o curso da epidemia foi quase perfeita: quanto menor a quantidade de UvA e UvB, maior o número de infecções. Isso poderia explicar por que na Itália, agora que é verão, temos poucos casos e poucos sintomas, enquanto alguns países da América do Sul, onde é inverno - estão enfrentando o pico. 

O diário chinês South China Morning Post destaca outro estudo revelador sobre o novo coronavírus. Pesquisadores da Universidade de Amsterdã, na Holanda, identificaram que anticorpos contra a Covid-19 podem não ajudar na cura e ainda causar um efeito prejudicial em pacientes internados em UTI’s. O anticorpo imunoglobulina G (IgG), produzido entre uma e duas semanas após a contaminação, combate o vírus invasor, mas também desencadeia a liberação de grande quantidade de moléculas inflamatórias, causando a chamada “tempestade de citocinas”, que traz complicações severas aos infectados. 

O jornal sul-coreano The Korea Herald informa que o governo adotou um sistema de alerta nas 50 maiores praias da Coreia do Sul, desenvolvido com o objetivo de impedir aglomerações exageradas. Cerca de 200 praias do país estão abertas para visitantes. O sistema irá identificar a quantidade de banhistas no local, emitindo um “alerta amarelo” quando a praia estiver próxima à sua capacidade máxima e um “alerta vermelho” quando a lotação tornar impossível. 

O Boletim do Coronavírus é editado diariamente pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A edição 86 também traz notícias sobre a pandemia vindas dos Estados Unidos, da França, Espanha, do Japão e Reino Unido.

Leia aqui a edição 86


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!