Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 20/07/2020

Entre os destaques da edição 90 do Boletim do Coronavírus está a notícia do diário espanhol EL PAÍS sobre a resposta imunológica forte da vacina experimental desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. A imunização também não causou efeitos colaterais nos voluntários. Os testes vem sendo realizados com humanos desde o mês de abril.

15 mil pessoas estão sendo vacinadas no Reino Unido, 5 mil no Brasil e 2 mil na África do Sul. Caso a vacina promissora seja aprovada, a farmacêutica AstraZeneca já se comprometeu a produzir dois bilhões de doses, com 400 milhões reservadas para a União Europeia. A empresa garantiu que facilitará o acesso à substância durante a pandemia sem buscar benefícios econômicos.

Pesquisadores da Coreia do Sul descobriram que crianças entre 10 e 19 anos podem transmitir a Covid-19 dentro de uma casa tanto quanto os adultos. De acordo a pesquisa, publicada no periódico US Centers for Disease Control and Prevention, Emerging Infectious Diseases, as crianças com 9 anos ou menos transmitem o vírus em suas famílias com taxas muito mais baixas. O estudo revelou que quando o paciente inicial de uma família tinha menos de 10 anos 5,3% dos familiares tiveram resultado positivo para Covid-19, enquanto que, se a idade era entre 10 e 19 anos, 18,6% dos contatos apresentaram resultados positivos.

O fenofibrato, medicamento já utilizado para diminuir o nível de gordura no sangue pode reduzir os sintomas do novo coronavírus, tornando-os mais parecidos com os de um resfriado simples. Um grupo de pesquisadores israelenses da Universidade Hebraica de Jerusalém, em colaboração com o Centro Médico Mount Sinai, em Nova York, descobriu que esta droga antiga é capaz de inibir a capacidade da Covid-19 de se reproduzir nas células pulmonares. Os pesquisadores explicam que, ao permitir que as células pulmonares queimem mais gordura, o fenofibrato “quebra” a retenção do vírus nessas células e bloqueia a capacidade reprodutiva do Sars CoV-2. O medicamento, muito utilizado na Itália, tem um custo muito baixo: 10 euros por 30 comprimidos, caindo para 7 euros na compra do genérico. A notícia é manchete do jornal italiano La Repubblica.

O Boletim do Coronavírus é divulgado diariamente pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Repercute as principais informações sobre a pandemia veiculadas na imprensa internacional.

Leia aqui a edição 90

Acompanhe aqui as edições anteriores


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!