Assessoria de Imprensa, 06/08/2020

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) inscreveu cinco práticas criativas para sua participação na 17ª edição do Prêmio Innovare, que tem como tema destaque este ano a “Defesa da Liberdade”.

O TCMSP entra na concorrência pelo prêmio com as seguintes práticas:

• Cidadania em Contas
  • Inserção, Integração, Adaptação e Retenção de Talentos no TCMSP
  • P.A.N.E.L.A. – Programa de Alimentação e Nutrição Escolar Limitado para Auditoria
  • IRIS
  • RADAR

O TCMSP passou pela fase 4, realizada nos últimos dias 18 e 19 de junho com o consultor Thiago Zoratti, tudo feito via videoconferência devido à pandemia do coronavírus. Agora, os consultores estão terminando os relatórios para que todas as práticas sejam submetidas à comissão julgadora.

O PRÊMIO

O Prêmio Innovare foi criado em 2004 pelo Instituto Innovare e tem o objetivo de identificar e colocar em evidência as iniciativas que trazem inovações e aprimoram o trabalho da Justiça. Ao todo, já foram premiadas 226 práticas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas do jurídico. Clique aqui e conheça o Banco de Práticas.

AS PRÁTICAS DO TCMSP

CIDADANIA EM CONTAS – Autores: Angélica Fernandes e André Galindo - é um programa de relacionamento e diálogo permanente com a sociedade civil. Abrange um conjunto de atividades que visam reforçar a transparência de suas ações e oferecer ferramentas ao cidadão para que ele possa participar ativamente do processo de fiscalização e controle da gestão de recursos e políticas públicas. Clique aqui e conheça o projeto.

INSERÇÃO, INTEGRAÇÃO, ADAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NO TCMSP - Autores: Luiza Correia, Lívio Fornazieri e Daiesse Bonfim - trata-se de um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento e gestão de pessoas do quadro de servidores do TCMSP. Em especial, a maior parte do desenvolvimento dos trabalhos ocorreu entre a área de gestão de pessoas, denominada Gestão das Relações de Trabalho (GRT) e a área da auditoria, Subsecretaria de Fiscalização e Controle (SFC). Clique aqui e conheça o projeto.

P.A.N.E.L.A. - Autores: Gustavo Martin e Pamella Gomes - verificar se os alimentos da merenda escolar na rede direta do Município de São Paulo atendem a padrões mínimos de qualidade, através do uso de ferramentas tecnológicas; se o porcionamento das refeições está adequado e se as instalações proporcionam segurança alimentar.

RADAR – Autores: Giuliano Matos e Dilson Cruz - mediante o acesso diário às bases de dados da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, da Junta Comercial do Estado de São Paulo, dentre outras, o ÁTOMO-RADAR permite ao TCMSP acompanhar em tempo real a publicação e o andamento das licitações, a execução de contratações decorrentes e obter informações sobre os contratados. O ÁTOMO-RADAR apresenta as licitações e contratações e outras publicações do Diário Oficial da Cidade além da íntegra dos editais e contratos.

IRIS – Autores: Giuliano Matos e Dilson Cruz - com o IRIS (Informações de Relevante Interesse Social) o TCMSP coloca ao alcance da população informações sobre a execução do orçamento, tanto das subprefeituras, quanto dos demais órgãos da Prefeitura Municipal, dados sobre as licitações e contratos celebrados pela Prefeitura Municipal e, mais recentemente, dados sobre as aquisições realizadas pela Prefeitura paulistana para combater a pandemia de COVID 19. O objetivo é aumentar a transparência dos gastos públicos e incentivar a cidadania. Clique aqui e conheça o projeto.