Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa. 25/08/2020

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e a Fundação Vanzolini realizaram, nesta terça-feira (25/08), a reunião, via videoconferência, de abertura da Auditoria Externa de Qualidade de recertificação ISO 9001.

 

Participaram do encontro o auditor da Fundação, Renato Prado; o conselheiro presidente do TCMSP, João Antonio da Silva Filho; Luciana Guerra, chefe do Núcleo de Governança e Gestão (NGG); Suzana Oliveira, coordenadora do Escritório de Qualidade (ETQC); o secretário-geral do Tribunal, Ricardo Panato; e o subsecretário de Fiscalização e Controle, Lívio Fornazieri.

O presidente do TCMSP, João Antonio, fez a abertura da reunião afirmando que a expectativa em relação a esse processo de recertificação é muito grande. Afinal, o Tribunal é pautado por aperfeiçoar cada vez mais seu funcionamento, com vistas à eficácia e à qualidade. “Temos a expectativa que nossa parceria repercuta para dentro do TCMSP. Todo este trabalho, via Escritório de Qualidade Total, esta intervenção vem no sentido de aperfeiçoar o nosso serviço. Nosso foco é muito objetivo: queremos levar ao cidadão paulistano um ótimo serviço de controle externo”.

Em seguida, foi a vez do representante da Fundação Vanzolini, Renato Prado, falar sobre como vai funcionar a auditoria e quais as três classificações de ocorrências que podem ser identificadas: não-conformidade maior, que impediria a continuidade da certificação; não-conformidade menor, que seria um desvio em algum requisito legal ou de modelo de gestão; e, por fim, a oportunidade de melhoria. “Conduzimos a auditoria pela troca de experiências, geração de valor e o propósito do evento é avaliar as conformidades do modelo. E a auditoria necessita de amostragem, e, dentro dessa linha, faremos a recomendação do modelo de gestão”, afirmou.

A chefe do Núcleo de Governança e Gestão, Luciana Guerra, afirmou que esta auditoria externa de recertificação é de fundamental importância para o TCMSP, pois foi o primeiro órgão público a conseguir o selo de qualidade ISO 9001, em 1996. “Temos sempre este desafio de não nos acostumarmos com o que vimos fazendo, sempre pensamos nas inovações que a ISO 9001 vem trazendo para que o sistema de gestão seja algo útil, é uma ferramenta excelente para o trabalho do Tribunal para garantirmos, de fato, que tudo que fazemos seja de ótimo nível de qualidade”, ressaltou.

Suzana Oliveira, coordenadora do Escritório de Qualidade Total (ETQC), agradeceu a presença de todos e afirmou que o ETQC tem muito interesse neste processo de recertificação, colocando-se à disposição para o sucesso desta intervenção.

O subsecretário de Fiscalização de Controle do TCMSP, Livio Fornazieri, afirmou que a importância desta auditoria externa de qualidade faz com que haja uma cobrança a mais e que as pessoas acabem tendo que mostrar como é feito seu trabalho. “É muito importante prestar contas, e a SFC vem com muitas novidades, procurando melhorar seus processos”, garantiu.

Por fim, o secretário-geral do TCMSP, Ricardo Panato, desejou um ótimo trabalho a todos nesta semana intensa de reuniões e auditorias. A reunião de encerramento acontecerá na próxima sexta-feira, a partir das 16h30.

Também estiveram presentes na reunião de abertura Carlos Macruz, do gabinete do conselheiro Roberto Braguim; Rubens Chammas, do gabinete do conselheiro Domingos Dissei; Cleide Lourenço, do gabinete do conselheiro Maurício Faria; Mário Toledo Reis, chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação; Roseli Chaves, subsecretária geral; e Iara Cirosi, representante do subsecretário administrativo, Cláudio Figo.

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!