Assessoria de Comunicação, 14/10/2020

Com a pandemia a Escola de Gestão e Contas do TCMSP enfrentou o desafio de continuar as suas atividades no formato on-line, o que no início se apresentou como um imenso desafio, mas que ao longo dos meses se revelou   uma ação exitosa dentro das limitações e diferenças de uma escola presencial e virtual.

Nossos cursos de pós-graduação prosseguiram, nossos cursos de extensão alcançaram novos públicos, nossas atividades e palestras ampliaram o número de visualizações. Seguimos as orientações do Conselho Estadual da Educação e as diretrizes e normas sanitárias da Organização Mundial de Saúde. Portanto, continuamos nesse período com nosso trabalho árduo para qualificar cidadãos e servidores para que possamos ter uma política e ação pública mais justa, inclusiva e sustentável, sempre no sentido do desenvolvimento que só as democracias proporcionam.

A Escola de Gestão e Contas vem cuidadosamente retornando presencialmente para atividades internas, administrativas sobretudo, conforme deliberação da Presidência do Tribunal de Contas de São Paulo, que segue os protocolos desenhados pelo serviço de saúde interno.

A nossa preocupação sempre foi manter a qualidade das atividades de ensino procurando reduzir, na medida do possível, as perdas na aprendizagem dos nossos alunos. De fato, alguma perda é inevitável pois, um ambiente de ensino é um local de interação de pessoas e grupos.

Observamos também que as perdas no ensino fundamental e médio - de nossas crianças e adolescentes - são muito diferentes e maiores do que no ensino superior, como o nosso caso, onde os alunos são majoritariamente de adultos.

Apesar da liberação das atividades para o ensino superior no estado de São Paulo, a partir de agora, decidimos manter nossas atividades educativas até o final de 2020 no formato on-line. É claro, que se por ventura, o quadro geral da pandemia se alterar positivamente, essa decisão poderá ser revisada.

E esta decisão foi tomada de forma conjunta com toda a direção da EGC e, ainda, levou em consideração uma pesquisa que realizamos com alunos e professores do curso de pós-graduação. Entre outras conclusões desse levantamento observamos que mais de 70% das pessoas utilizam o transporte público para vir à EGC, o que envolve possível risco adicional de contaminação.

Lançaremos em breve a abertura das inscrições para a seleção da nossa pós-graduação para 2021 num processo todo on-line também. Nossos variados cursos de extensão estão sempre com inscrições abertas, além de nossos eventos e nossa equipe da EGC torce e pede: continue se cuidando e mantendo distância na vida comunitária, use máscara, quando puder fique em casa, higienize-se sempre. E mantenha o coração quente de afeto pela vida de tod@s!

São Paulo, 14 de outubro de 2020
Maurício Piragino/Xixo, Marcos Barreto e toda a equipe da EGC