Assessoria de Imprensa, 25/05/2021

Criado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) para levar à sociedade informações sobre a sua forma de atuação e a importância da missão constitucional que desempenha no controle externo da administração pública municipal, o projeto Cidadania em Contas teve nova edição na segunda-feira (24/5). O evento foi destinado a um grupo de alunos da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do TCMSP.

cidadani em contas materia

A agente de fiscalização do TCMSP, Luciana Guerra, participou do encontro representando a Subsecretaria de Fiscalização e Controle (SFC). Ela falou sobre o trabalho desenvolvido pela Corte de Contas paulistana e a sua relevância para o controle de um dos maiores orçamentos do país, que gira em torno dos R$ 69,4 bilhões. Detalhou também os processos de auditoria, além dos diversos instrumentos e ferramentas utilizados pela área de fiscalização no desempenho de suas atividades. Citou, ainda, exemplos de destaque onde a atuação efetiva do órgão resultou em economia expressiva para os cofres públicos.

Na sequência, a gestora de Relações do Trabalho (GRT) do TCMSP, Luiza Correia, discorreu sobre a história, os motivos de criação e os resultados importantes alcançados pela Escola de Contas do TCMSP. Entre eles, citou a quantidade expressiva de alunos capacitados pela instituição. Números que se elevaram, segundo ela, com a realização dos eventos em ambiente virtual desde a chegada da pandemia. Em 2020, a escola atingiu a marca de 4.315 alunos em cursos de extensão, com acréscimo de 38 por cento em relação ao ano anterior. Nos eventos classificados como diversos, houve a participação de 57.400 pessoas, 93 por cento a mais do que em 2019, além de 188 alunos formados na pós-graduação.

O coordenador do curso de pós-graduação da EGC, André Galindo, em sua participação, apresentou as funcionalidades do portal do TCMSP. Demonstrou o conteúdo disponibilizado na página inicial do site, como notícias sobre as principais atividades desenvolvidas pelo órgão, pesquisas integradas, além da possibilidade de acessar informações para saber onde estão sendo aplicados os recursos públicos da cidade por meio da ferramenta Iris.

A última apresentação coube ao ouvidor do TCMSP, Dirceu Mendes, que destacou o importante papel da Ouvidoria para o exercício do controle social, como ponte entre o cidadão e o órgão de controle. Discorreu sobre as competências do setor e sua finalidade. Salientou a importância do conceito de ouvidoria ativa, onde ela sai do seu espaço físico e vai ao encontro da sociedade, como ocorre no âmbito do programa Cidadania em Contas.

Também participaram do evento os assessores da Presidência do TCMSP, Rosano Maieto e Daniel Jardim.