Assessoria de Imprensa, 18/08/2021

Os presidentes do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), conselheiro João Antonio da Silva Filho, e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paulo Henrique Serra, assinaram no plenário do Tribunal, na terça-feira (17/08), o termo do Acordo de Cooperação Técnica. Trata-se de uma parceria entre o TCMSP e sete prefeituras daquela região com o objetivo de capacitar servidores de diferentes órgãos do poder público, por meio da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP. O evento teve transmissão ao vivo pelas redes sociais do Tribunal.

acordo de cooperacao

O objetivo desse Acordo, firmado sem ônus para os participantes, é o de promover, desenvolver e executar projetos e atividades para formação, treinamento e qualificação dos corpos técnicos e funcionais do Tribunal, bem como das prefeituras municipais da região do Grande ABC, além da sociedade civil em geral. No caso do Tribunal de Contas, essa missão ficará a cargo da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas.

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC reúne as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Além dos presidentes das entidades, o evento contou com as presenças do conselheiro dirigente da Escola de Gestão e Contas Públicas, Maurício Faria; do corregedor Eduardo Tuma; dos conselheiros Roberto Braguim e Domingos Dissei, que acompanham a transmissão por meio de plataforma digital; e do secretário executivo do Consórcio, Acácio Miranda. A Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP foi representada pelo seu diretor presidente Maurício Xixo Piragino.

No discurso de abertura da solenidade, o presidente do TCMSP cumprimentou o prefeito de Santo André, Paulo Henrique Serra, que preside o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e representou na oportunidade os dirigentes das demais cidades da região. O conselheiro João Antonio da Silva Filho destacou que “a assinatura desse Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC é mais uma parceria importante que integra órgãos do poder público com o objetivo de gerar benefícios à sociedade”. Acrescentou ainda que a iniciativa “demonstra o reconhecimento do trabalho deste Tribunal com uma série de ações da nossa Escola de Gestão e Contas Públicas no campo de formação de servidores, cursos, palestras e debates que ampliam os horizontes do conhecimento”.

O presidente do TCMSP informou que “neste Acordo de Cooperação Técnica que assinamos, na prática, iremos nos concentrar nas seguintes atividades: cursos, palestras, eventos, seminários, workshops, pesquisas, publicações, entre outros projetos. Também será possível a promoção e consolidação das Atividades do Controle Externo e do Controle Social sobre a Gestão Pública. Estão no escopo do presente Acordo: a elaboração e o desenvolvimento de cursos e pesquisas relacionadas a inovações legislativas e de políticas públicas, práticas de auditoria, desenvolvimento de indicadores qualitativos e quantitativos de análise de políticas públicas e aprimoramentos institucionais”.

“Aos nossos parceiros, aqui representados pelo prefeito Paulo Serra, dizer que o Acordo de Cooperação fortalece o princípio da integração das instituições de Estado para cumprir a máxima de defesa do bem comum. De propiciar aos cidadãos e cidadãs produtos e ações que façam a diferença em suas vidas”, afirmou o conselheiro João Antonio, concluindo que teremos “muito trabalho pela frente, e deixo aqui, antecipadamente, o reconhecimento do Colegiado do Tribunal às atividades desenvolvidas por toda a equipe da nossa Escola de Gestão”.

Como dirigente da Escola de Gestão e Contas Públicas, o conselheiro Maurício Faria disse que a instituição de ensino vinculada ao Tribunal dispõe de um acúmulo de conhecimento e experiência para serem colocados ao alcance das cidades que integram o Consórcio. Nesse sentido, destacou a importância da cooperação entre os municípios, especialmente os que compõem a região metropolitana, para desenvolver políticas públicas voltadas para os cidadãos das comunidades locais. Por seu lado, o conselheiro corregedor elogiou a atuação do prefeito Paulo Henrique Serra à frente da gestão de Santo André e também do Consórcio de cidades do Grande ABC.

O diretor presidente da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP, Maurício Xixo Piragino, considerou que essa parceria pretende colocar todas as potencialidades da instituição referentes à gestão da coisa pública, especialmente destinadas para a formação, treinamento e qualificação dos corpos técnicos e funcionais dos signatários do termo.

Ao discursar na cerimônia, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paulo Henrique Serra, agradeceu a oportunidade de participar do evento representando todos os prefeitos das demais cidades da região. Ele lembrou que o Consórcio foi formado de forma pioneira há cerca de 30 anos e vem atuando em conjunto em torno de políticas públicas comuns e voltadas para o desenvolvimento econômico local e de governança regional de caráter metropolitano destinado a atender aos moradores dessas cidades.

Confira a íntegra do evento pelas redes sociais do TCMSP, como o Facebook e YouTube.

TCMSP e Consórcio do Grande ABC assinam Acordo de Cooperação

Os presidentes do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), conselheiro João Antonio da Silva Filho, e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paulo Henrique Serra, assinam o termo do Acordo de Cooperação Técnica.

Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paulo Henrique Serra

Secretário executivo do Consórcio, Acácio Miranda

Conselheiro Presidente do TCMSP, João Antonio da Silvia Filho

Diretor presidente da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP, Maurício/Xixo Piragino