Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa

Assessoria de Imprensa, 14/09/2021

No mês em que se comemora centenário de nascimento de Paulo Freire, um dos maiores pensadores da educação brasileira, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) exibe, por meio de suas redes sociais, o documentário “Paulo Freire Contemporâneo (2006)”, dia 19/09, às 18h. O filme retoma a programação de transmissões on-line do Cineclube da Escola.

Dirigido por Toni Venturi, o documentário, dividido em duas partes, apresenta o homenageado pela ótica da família, de pesquisadores e de alunos do programa piloto de alfabetização de adultos realizado pelo educador no início da década de 1960 na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. O filme traz, também, depoimentos de Paulo Freire sobre a criação de seu processo pedagógico e experiências educacionais influenciadas pelo pensador nas mais afastadas regiões do Brasil.

Paulo Freire foi filósofo e educador e recebeu ao menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. É Patrono da Educação Brasileira e autor do livro “Pedagogia do Oprimido”, enfatiza fortemente que a educação libertadora é um processo político que visa despertar os indivíduos de sua opressão e gerar ações de transformação social.

O projeto Cineclube da Escola é uma parceria entre a EGC e a SPcine (Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo) para promoção do cinema, em especial o brasileiro, trazendo repertórios diversificados e oportunidade de trocas e debates sobre a sétima arte.

O documentário “Paulo Freire Contemporâneo (2006)” ficará disponível após a exibição na plataforma SPcine Play no link:

Serviço: Exibição do documentário “Paulo Freire Contemporâneo (2006)”. 52 min. Classificação livre. Cineclube da Escola.
Dia 19/09, às 18h.
Transmissão realizada pelos canais do Youtube e Facebook da EGC.

cineclube paulo freire