Assessoria de Imprensa

O relatório de auditoria referente às creches da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), produzido pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), foi citado durante palestra on-line realizada na segunda-feira (27/09), diretamente da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá.

O trabalho desenvolvido pela auditoria do TCMSP foi mencionado durante apresentação virtual feita pelo diretor de escola Fernando José Ribeiro dos Santos, por ocasião do seminário do Ciclo Escuta Ativa, um evento realizado pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), nas unidades da Diretoria Regional de Educação. A iniciativa contou com a participação direta do secretário Municipal da Educação, Fernando Padula Novaes.

O trabalho citado foi a auditoria programada com o objetivo de avaliar se a RME-SP tem propiciado as condições necessárias ao desenvolvimento de bebês e crianças, examinando aspectos sensíveis à oferta de ensino de qualidade nos Centros de Educação Infantil.

Na oportunidade, o diretor de escola destacou em sua apresentação, entre outros, o seguinte trecho do parecer do TCMSP: “De modo geral os problemas mais apontados pelos CEIs da amostra dizem respeito à falta de conhecimento pelos pais do projeto político pedagógico da unidade; de interação do CEI com outras unidades de educação e demais equipamentos sociais; de profissional do sexo masculino nos CEIs; de vagas nos cursos de formação oferecidos pela DRE e SME para gestores, docentes e equipe de apoio; de atividades com recursos tecnológicos; além de falhas de infraestrutura (janelas que não são da altura das crianças, carência de espaços para reuniões e descanso de funcionários, mobiliário inadequado, falta de acessibilidade etc.); e não diminuição do número de crianças por educador, como prevê o plano municipal de educação”.

A equipe técnica do TCMSP responsável pelo relatório foi composta pelos auditores Adriano Alves Doto, Bárbara Popp, Gilson de Nóbrega, e Silvia Yuri Matsumoto.

Leia aqui a íntegra da Auditoria: Qualidade das creches (2020).