Assessoria de Imprensa, 30/09/2021

Para identificar as necessidades e expectativas dos servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) com relação à Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do órgão de controle, foi realizada, durante o mês de agosto (2021), uma pesquisa de opinião em ambiente virtual. O resultado da enquete vai auxiliar a instituição de ensino no planejamento de ações e redirecionamento de estratégias.

resultado pesquisa servidores

O levantamento apurou informações referentes ao período de aproximadamente dois anos, desde o final de 2019, com atividades ainda presenciais e anteriores à chegada da pandemia do Coronavírus, até o primeiro semestre de 2021, com eventos on-line, em consequência do agravamento da crise sanitária. Participaram da enquete 227 servidores do TCMSP.

A pesquisa identificou que mais de 90% dos respondentes assistiram a palestras da instituição de ensino, ao vivo ou gravadas, no intervalo proposto. Desse percentual, 54,2% dos servidores participaram de palestras com temática profissional e não profissional. “Deixamos que o próprio servidor fizesse a avaliação dos critérios para a diferenciação dos eventos profissionais e não profissionais (que não estariam ligados diretamente a atuação dentro do TCMSP)”, explica o diretor pedagógico da EGC, Gilson Piqueras Garcia.

A enquete também abriu espaço para sugestões de temas para cursos, palestras e eventos a serem inseridos na programação da instituição. Para melhor visualização das respostas foi criada uma nuvem de palavras, bastante utilizada para análise de dados, em que os temas mais abordados na pesquisa foram exibidos em tamanhos variados, indicando a relevância e frequência em que foram mencionados pelos servidores. A palavra de maior destaque e tamanho, dentro das sugestões para palestras (114 respostas), foi “Direito”, seguida de “gestão”, “auditoria”, “engenharia” e “licitações”.

A nuvem de palavras trouxe como áreas mais votadas para temas de cursos na EGC (104 devolutivas), na sequência de relevância, “auditoria”, “Direito”, “gestão”, “políticas públicas” e “licitações”. Apenas 27,4% dos servidores disseram não ter frequentado os cursos presenciais da instituição de ensino nos últimos dois anos. 47,1% dos respondentes disseram ter participado de cursos com temas estritamente profissionais, enquanto 22,4% frequentaram aulas com temáticas profissionais e não profissionais.

Entre as sugestões para temas de eventos mais mencionadas, o gráfico de palavras destacou “apresentações culturais”, “história”, “idiomas” e “filosofia”. O interesse dos servidores na temática cultural também ficou evidente na devolutiva de participação em projetos realizados pela instituição de ensino no período. 56,9% dos respondentes disseram ter prestigiado presencialmente a série de apresentações musicais “Concertos Didáticos” e 22% ter assistido as exibições presenciais e virtuais de filmes do “Cineclube da Escola”.

A pesquisa ainda mensurou o conhecimento dos servidores a respeito da criação do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP, que irá produzir indicadores sobre políticas públicas na cidade de São Paulo no enfrentamento das desigualdades, em áreas como Educação, Saúde e Urbanismo. De acordo com a enquete, 61,6% dos servidores responderam conhecer a iniciativa e 86,9% deles têm interesse em receber mais informações.

Também foi perguntado na pesquisa sobre o interesse dos servidores nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030 e acordados com os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles o Brasil. 56,8% dos servidores conhecem o plano de ação global para eliminar desigualdades, pobreza extrema e a fome, e mais de 80% deles desejam saber mais sobre o assunto.

“A pesquisa buscou capturar os interesses dos servidores e investigar demandas desse público interno. Os dados vão nortear a tomada de decisão. No caso dos cursos de pós-graduação, por exemplo, o levantamento mostrou que 87,2% dos servidores que responderam a devolutiva não frequentaram nenhum dos ofertados pela EGC no período, porém, quando perguntados sobre o interesse em realizar especializações a partir de novas áreas, apenas 37,7% das respostas foi negativa à participação, mostrando que o foco pode estar na diversificação dos temas”, avalia o diretor pedagógico da EGC.

Gilson Piqueras Garcia conta que dentro das novas opções de cursos de especialização oferecidos para verificação de interesse 37,3% dos servidores que responderam o levantamento disseram que fariam o de políticas públicas, 30,9% o de Direito Administrativo, 18,6% o de contabilidade pública e 15,5% o de obras públicas.

“A pesquisa confirmou nossa percepção de temas de crescente interesse e relevância, como o de políticas públicas, provando, por meio de dados numéricos, que existe demanda para cursos nessa área. Nos dá um caminho por onde seguir e já estamos caminhando. A EGC enviou para aprovação do Conselho Estadual de Educação um projeto pedagógico de curso de especialização em Políticas Públicas e de Formação do Estado: Ética e Filosofia Política, e os demais temas de interesse observados na enquete também seguirão o mesmo formato”, enfatizou o diretor.

Veja aqui o resultado da pesquisa

A pesquisa identificou que mais de 90% dos respondentes assistiram a palestras da instituição de ensino, ao vivo ou gravadas, nos últimos dois anos

"A pesquisa confirmou nossa percepção de temas de crescente interesse e relevância, como o de políticas públicas", disse o diretor pedagógico da EGC