Assessoria de Imprensa, 10/12/2021

Na quarta-feira (8/12), a Uninove (Universidade Nove de Julho) realizou um evento com o tema “Pesquisa viver em SP: Assistência Social. Desafios e demandas da política social”. O encontro contou com a presença da coordenadora de Inclusão Universitária da Uninove, Viviane Delgado; do assessor de mobilização da Rede Nossa São Paulo, Igor Pantoja; da diretora de Contas da área de Opinião Pública e Política do IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), Patricia Pavanelli; do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Júnior; e do membro da Associação Rede Rua, Alderon Costa.

pesquisa assistencia social

O evento teve início com o mediador Igor Pantoja, da Rede Nossa São Paulo, que falou acerca dos métodos de pesquisa e a importância de se obter a opinião do paulistano em relação à assistência social prestada aos moradores em situação de rua.

Na sequência, a palavra foi passada para Patricia Pavanelli, que abordou inicialmente os dados de percepção da população paulistana sobre os temas pesquisados. Segundo ela, cerca de 88% dos paulistanos acreditam que as pessoas em condição de rua aumentaram muito, e o principal motivo para isso seria a elevação do desemprego. Além disso, causas como o aumento do custo de vida no Brasil, reajuste dos aluguéis e ausência de políticas de proteção social também foram razões determinantes para essa triste realidade.

Pavanelli acrescentou que dois terços da população paulistana, que notaram o aumento da população em situação de rua na cidade, justificaram essa percepção por terem observado mais famílias, crianças e adolescentes morando nas ruas. A pesquisa mostrou, ainda, que os paulistanos enxergam como solução, em sua maioria, o desenvolvimento de políticas públicas, a disponibilização de cursos de capacitação e a ampliação da rede de atendimento socioassistencial.

Em seguida, Carlos Bezerra Junior ressaltou a importância da pesquisa para o debate sobre os moradores em situação de rua. Isso porque, por mais que o paulistano tenha consciência da situação dessas pessoas, existe uma certa invisibilidade dessa parte da população. Além dessa invisibilidade da população de rua, ele também ressalta a falta de notoriedade que as pessoas e movimentos destinados a defesa dos direitos e a mínima visibilidade dessa parcela da população recebem não só da mídia, mas também do próprio povo.

Além disso, Bezerra Júnior aponta que, segundo pesquisas, o principal fator que leva as pessoas à situação de rua é a quebra de vínculos familiares, e que isso não foi citado em nenhum momento pelos entrevistados. Portanto, segundo ele, isso só demonstra o desconhecimento dos paulistanos quanto ao real motivo das pessoas morarem na rua.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social destacou a seguir os projetos que estão sendo realizados para dar suporte a essas pessoas em situação de rua. Reintegração social, cuidado integral e o eixo de oportunidade e autonomia são os principais métodos para ajudar essa população, segundo Bezerra Júnior.

Na exposição seguinte, Alderon Costa também salientou a importância da pesquisa realizada e exaltou o fato do levantamento colocar como principal solução a questão da moradia, e que, mesmo precisando aprofundar alguns pontos, a Secretaria e o movimento estão trabalhando nisso.

Ele citou, ainda, a existência de ideias, que serão levadas à prefeitura, sobre a criação de um sistema público para pessoas em situação de rua. Assim como existe o Sistema Único de Saúde (SUS), há a necessidade de criar algo parecido para os moradores de rua.

Ao final do evento, além de exaltar a pesquisa, Viviane Delgado agradeceu aos convidados e pontuou a luta existente há anos para ajudar as pessoas em situação de rua, e que pautas como essa não deveriam deixar de ser discutidas.

Perguntas realizadas pelo WhatsApp, disponível durante o evento, foram respondidas ao longo do encontro.

Assista aqui a íntegra do evento.

Membro da Associação Rede Rua, Alderon Costa

Coordenadora de Inclusão Universitária da Uninove, Viviane Delgado

Assessor de mobilização da Rede Nossa São Paulo, Igor Pantoja

Diretora de Contas da área de Opinião Pública e Política do IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), Patricia Pavanelli