Assessoria de Imprensa, 17/01/2022

O primeiro vídeo da seção Prevenção e Saúde de 2022 alerta para a necessidade de cuidados com a saúde mental, especialmente no contexto atual em que as pessoas tiveram suas rotinas repentinamente alteradas com a chegada da pandemia de Covid-19.

saude mental 2022

Uma publicação recente da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS descreve alguns fatores de estresse que contribuíram para desencadear ou agravar transtornos mentais em meio à pandemia, entre eles, o medo de adoecer, o isolamento social, o trauma da morte de entes queridos, as perdas financeiras e as preocupações com futuro diante de um cenário novo e incerto.

Diante da realidade atual, as campanhas mundiais e nacionais realizadas para incentivar os cuidados com a saúde da mente ganham um significado ainda maior.

No Brasil, a campanha Janeiro Branco nasceu de uma iniciativa da sociedade civil, em 2014, e a cada ano vem ganhando mais adeptos em vários estados do País, com voluntários desenvolvendo ações que incentivam a prevenção e a busca de tratamento dos transtornos mentais.

Há vários sinais de adoecimento emocional que sinalizam a necessidade de cuidados, como agressividade constante, a irritabilidade exacerbada, a queda no desempenho das atividades cotidianas, o desânimo de longo prazo e tantos outros alertas.

Os tratamentos adequados e o apoio das instituições - família, escola e empresa, proporcionam muita melhora, resgatando a qualidade de vida das pessoas afetadas pelos transtornos mentais.

Na rede pública, o tratamento pode ser realizado nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Assista ao vídeo: