Assessoria de Imprensa,09/05/2022

Nesta quinta-feira (5), a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou, por meio de videoconferência, a banca final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “O Conselho Municipal de Saúde: formações oferecidas pela Escola Municipal de Saúde da cidade de São Paulo”.

O TCC foi apresentado pelas alunas Rosana de Fátima Araújo e Rosemary Aparecida Teves Malheiros, do curso de especialização "Gestão e Controle Social das Políticas Públicas”, orientadas pelo professor André Galindo da Costa, também presidente da banca. Também participaram da banca, os professores Daniel Bruno da Silva e Antônia Conceição dos Santos.

O trabalho tem como objeto de estudo os cursos para o Conselho Municipal de Saúde na cidade de São Paulo (CMS-SP), oferecidos pela Escola Municipal de Saúde (EMS), no período de 1990 a 2019. A análise tem como questionamento principal se essa formação possibilitou o fortalecimento do CMS-SP como protagonista na política de saúde e a ampliação da participação social no SUS.

A pesquisa teve como foco os seguintes aspectos: início da formação dos conselheiros municipais de Saúde de São Paulo; educação permanente em Saúde para o Controle Social; a Escola Municipal de Saúde de São Paulo e a relação entre o EMS e o CMS-SP.

Para realização do trabalho foi analisada, na pesquisa documental, a Comissão Interconselhos, a Comissão de Educação Permanente, a formação dos conselheiros, os cursos de formação oferecidos pela EMS e o conteúdo nos sites do CMS-SP e da EMS.

A banca, após fazer alguns apontamentos e parabenizar as alunas, atribuiu nota 10 ao TCC.

banca TCC capacitacoes conselho saude 02