O termo de cooperação assinado entre o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) vai permitir a realização de programas de capacitação e aprimoramento profissional. O acordo, assinado em 7 de agosto, resultará ainda em eventos culturais, apresentações artísticas, e na ativação do espaço de cinema do tribunal, entre outras atividades.

EGC e SMC capa

A união dos órgãos públicos visa o desenvolvimento e execução de projetos para formação, treinamento e qualificação de alunos e professores, além de servidores das entidades, por meio da participação nos cursos ministrados pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC). Além disso, favorece a realização de projetos e atividades, como palestras, seminários, workshops, pesquisas, publicações e apresentações.

“Esse acordo qualifica tanto os servidores do Tribunal, como os da Escola Superior de Gestão e Contas e da Secretaria de Cultura. Desse modo, as duas partes saem ganhando nesse termo de cooperação”, ressaltou o presidente do TCMSP, conselheiro Eduardo Tuma.

“Aqui estamos formalizando o que já estava sendo executado na prática. Recentemente a Escola de Gestão e Contas, em conjunto com a Secretaria de Cultura, criou o programa Jovem Monitor Cultural e, partir desse ponto, percebemos como essa formalização seria importante para ampliar ainda mais essas inciativas”, afirmou João Antonio da Silva Filho, conselheiro dirigente da EGC e corregedor do TCMSP.

O diretor-presidente da EGC, Ricardo Panato, informou que “pelo programa Jovem Monitor Cultural já passaram 600 alunos, de abril a junho, e são esperados outros 300 neste trimestre; os alunos têm participado, conhecido o Tribunal, o que gera uma apropriação dos espaços da escola, que é um equipamento privilegiado, com auditório, salas de aula e pronto para receber os eventos culturais aqui”.

A secretária Municipal de Cultura, Aline Torres, destacou que a assinatura do termo de cooperação é um marco e vai potencializar ainda mais a realização dos projetos em parceria com a EGC. “Isso é um avanço, pois estamos dando oportunidade de cada vez mais os jovens aprenderem sobre temas considerados distantes da realidade deles e formando os próximos gestores públicos da cidade”, concluiu.

O conselheiro Ricardo Torres também participou da solenidade.