Assessoria de Comunicação, 21/08/2023

A aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização “Formação do Estado: Ética e Filosofia Política” se transformou numa recepção de boas-vindas aos estudantes. A iniciativa educacional é promovida pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), vinculada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Realizada sexta-feira (18/08), no auditório da EGC, a abertura do curso registrou presença expressiva dos alunos matriculados.

aula inaugural pos

A aula magna teve início em grande estilo e contou com a apresentação feita por André Galindo, responsável pela coordenação pedagógica dos cursos de Pós-Graduação da EGC. A mesa dos trabalhos foi composta ainda pelos coordenadores científicos da especialização, reunindo os professores Maria Angélica Fernandes, Silvio Gabriel Serrano Nunes e Júlio de Souza Comparini.

A primeira aula foi o momento propício para a aprender sobre a dinâmica e o conteúdo do curso, conhecer os professores e interagir com os novos colegas. Durante a abertura, a professora Maria Angélica Fernandes, coordenadora do GT Gênero do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP, destacou a importância para os alunos de o curso ser reconhecido oficialmente e disse esperar que sejam produzidos trabalhos de conclusão que contribuam para o desenvolvimento da cidade de São Paulo, questionando a desigualdade que marca a formação do Estado moderno.

Na sequência da aula, os professores Júlio de Souza Comparini e Silvio Gabriel Serrano Nunes transmitiram mensagens de motivação para recepcionar os estudantes, que lotaram o auditório. Ao mesmo tempo, os coordenadores científicos sintetizaram os pontos principais das disciplinas que serão ministradas durante toda especialização. Além de registrar as presenças, os alunos se apresentaram ao grupo de estudo e fundamentaram o interesse de cada um em participar do curso de pós-graduação.

aula sabado andre

No sábado (19/08), as atividades educacionais foram desenvolvidas em classe durante todo o dia, momento em que os alunos do curso de pós-graduação aprofundaram os conhecimentos no assunto da formação do Estado. A disciplina está dividida em módulos com foco nos temas Ética, Direito e Política.

A especialização, com aulas ministradas nas sextas-feiras e sábados, reúne diversos professores com títulos de mestres e doutores, com amplo conhecimento e experiência na temática proposta, destacando-se os estudos de Ética e Filosofia Política.

O curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização da EGC colocou à disposição da sociedade 50 vagas e despertou a atenção de alunos de diferentes cidades e estados do Brasil pela temática e pela reconhecida qualidade da Escola.

As vagas para os cursos de especialização foram destinadas à sociedade em geral, para brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro residente, com diploma em nível superior reconhecido pelas autoridades pedagógicas brasileiras competentes.

A iniciativa já havia registrado um número recorde de inscrições dentre todos os cursos de pós-graduação da Escola. Foram efetivadas 632 inscrições, com índice de 12 candidatos por vaga. O processo seletivo teve forte repercussão nacional, sendo divulgado inclusive pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas não cobra taxa de inscrição, matrícula, mensalidade ou quaisquer outros valores referentes à realização de exames, requerimentos, certidões, frequência das aulas e do espaço, dentre outras atividades.

angelica 1Professora Maria Angélica Fernandes, coordenadora do GT Gênero do
Observatório de Políticas Públicas do TCMSP

andre galindoAndré Galindo, responsável pela coordenação pedagógica dos cursos
de Pós-Graduação da EGC