Assessoria de Comunicação, 01/12/2023

A experiência do Observatório de Políticas Públicas (OPP), vinculado à Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), mereceu notícia de destaque no site da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), que reportou as informações sobre iniciativas apresentadas no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), realizado em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.

A apresentação da equipe do OPP do TCMSP ocorreu durante a oficina que teve como tema “Observatórios de Políticas Públicas: avanços e novos desafios”. No evento internacional, todos os coordenadores dos Grupos de Trabalho que integram o Observatório de Políticas Públicas ressaltaram a atuação de cada unidade.

joao antonio atricomNa oportunidade, o conselheiro supervisor da EGC, João Antonio da Silva Filho, que também é conselheiro corregedor do TCMSP, ressaltou a importância do OPP, ligado a um órgão de Controle Externo, para o aperfeiçoamento das políticas públicas implementadas na cidade de São Paulo. “Nós temos valorizado, sobremaneira, o controle preventivo. Entendemos que a efetividade do controle externo é chegar antes do desperdício do dinheiro público”. E o papel do Observatório está dentro desse contexto de contribuir na melhoria da eficiência das políticas governamentais.

egleA coordenadora do OPP, Egle dos Santos Monteiro, fez a exposição inicial sobre a iniciativa, explicando seus objetivos, justificativas e as diretrizes, que pautam contribuição para o aprimoramento do Estado, transparência na atuação, avaliação da efetividade das políticas, dentre outros. “Nós sabemos que observatórios de políticas públicas são iniciativas que trabalham com essas políticas, veem o ciclo de formação delas, além de democratizar esse processo e fortalecer o controle social”, afirmou.

Confira aqui a matéria completa.

marcos barreto 1Marcos Barreto, coordenador do GT de Regionalização do Orçamento

harmi 2Harmi Takiya, coordenadora do GT Urbanismo

luciana guerra Luciana Guerra, subsecretária de Controle Externo do
Tribunal de Contas do Município de São Paulo