Comunicação, 06/05/2024

Confira a seguir a relação de cursos previstos para o período de 16 a 28 de maio, que serão ofertados pela Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Todos estão com inscrições gratuitas abertas ao público. São formações, na modalidade on-line, destinadas à sociedade civil, aos servidores federais, estaduais e municipais, além de pessoas interessadas nos diversos temas. Inscrições podem ser feitas pelo link no nome de cada curso.

banner segunda quinzena curso maio

No dia 16 de maio, das 10h às 12h, será realizado o “Ciclo de Formação em Políticas Públicas: Adaptação urbana às mudanças climáticas” . Seu objetivo é apresentar as características fundamentais das adaptações das cidades diante das mudanças climáticas. Formação on-line apresentada pela professora doutora Rosane Keppke, pela doutora Tatiana Cortese e pelo doutor Filipe Falcetta.

No dia 20 de maio, a EGC disponibiliza o curso prático que aborda temas da “Matemática Financeira”, como taxas e os vários tipos de juros utilizados nos mercados financeiro e imobiliário, que são requeridos para profissionais de diferentes áreas de atuação. Curso on-line ministrado pelo instrutor da EGC, José Frederico Meier Neto.

Em 21 de maio, o curso “Introdução sobre Receitas e Despesas Públicas no Orçamento Público Municipal” tem por objetivo capacitar o participante a compreender a estrutura e o funcionamento do orçamento público municipal, bem como desenvolver habilidades práticas na gestão de receitas e despesas públicas. A formação terá apresentação do instrutor da EGC, Danilo Fuster.

No dia 23 de maio, o “Ciclo de Formação em Políticas Públicas: Avaliação de Políticas Públicas”  terá continuidade, tratando de questões para avaliar ações de políticas públicas. A formação será apresentada pelo instrutor Danilo Fuster, coordenador do GT Saúde do OPP do TCMSP.

Ainda em 23 de maio, será realizado o curso “Saúde Pública – mecanismos de monitoramento financeiro”, que visa analisar conjunto de ferramentas técnicas de monitoramento, controle e avaliação aplicáveis aos serviços de saúde, enfatizando o processo de planejamento e transparência. Será ministrado pela instrutora da EGC, Eliana Verdade.

Em 28 de maio, o curso “Programa Jovem no Controle Social: Educação, Cidadania e Controle Social” será realizado. Integrante do Programa Jovem no Controle Social, tem por objetivo a compreensão do funcionamento de mecanismos de controle social, tipos de controle da legislação, órgãos de controle e sua importância para a democracia. As palestrantes serão Eloísa Maia Vidal (TCE-CE) e Simone Cardoso Rufca (TCE-PR).

Para inscrições e informações, acesse aqui a relação de cursos da EGC.