Comunicação, 16/05/2024

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), por intermédio da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), celebrou, quarta-feira (15/5), um Acordo de Cooperação Técnica com a tradicional Fundação Vanzolini, que tem por objeto a consolidação do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP, bem como a promoção, desenvolvimento e execução de projetos e atividades para formação, treinamento e qualificação dos servidores das instituições.

joao amato neto et ja
O documento de cooperação foi assinado durante o evento pelo conselheiro presidente do TCMSP, Eduardo Tuma, e pelo conselheiro supervisor da EGC, João Antonio da Silva Filho, sendo que a Fundação Vanzolini esteve representada pelo presidente da Diretoria Executiva, João Amato Neto, e pelo diretor Administrativo e Financeiro, Luis Fernando Pinto de Abreu. A cerimônia contou ainda com a participação do diretor presidente da Escola, Ricardo Panato, a coordenadora do Observatório de Políticas Públicas, Egle Monteiro, e a coordenadora adjunta do OPP, Harmi Takiya.

O Acordo de Cooperação Técnica vai permitir o desenvolvimento de atividades e projetos conjuntos entre as instituições, como seminários, workshops, eventos formativos, pesquisas, publicações e cursos, entre outras iniciativas. Além disso, serão desenvolvidos projetos que favoreçam o aprimoramento técnico dos servidores das partes envolvidas, bem como da sociedade civil em geral. É uma iniciativa particularmente importante para o Observatório de Políticas Públicas, pois agregará conhecimento, referências e novos instrumentos de análise em relação aos estudos e pesquisas desenvolvidos pelo OPP.

Considerando as medidas que buscam a consolidação do OPP, a cooperação técnica entre o TCMSP e a Fundação Vanzolini deverá resultar na melhora da coleta e da análise de dados, com a elaboração de indicadores quantitativos e de qualidade para a avaliação de políticas públicas. Vai possibilitar também o compartilhamento de tecnologia para processar os estudos dos dados e desenvolver atividades que promovam iniciativas de controle externo e controle social sobre a gestão pública.

A Fundação Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Há mais de 50 anos, a Fundação desenvolve, aplica e dissemina novos conhecimentos da Engenharia no cotidiano de pessoas, empresas, instituições e governos, contribuindo na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e no exterior.

ja panato

jose joaquim

egle harmi

todosDa esquerda para a direita: presidente da Diretoria Executiva, João Amato Neto;
diretor Administrativo e Financeiro, Luis Fernando Pinto de Abreu;
conselheiro executivo da Unidade de Negócios, Fernando Tobal Berssaneti;
presidente do Conselho Curador, José Joaquim do Amaral Ferreira;
conselheiro presidente do TCMSP, Eduardo Tuma;
conselheiro supervisor da EGC, João Antonio da Silva Filho;
coordenadora do Observatório de Políticas Públicas, Egle Monteiro;
coordenadora adjunta do Observatório de Políticas Públicas, Harmi Takiya e
diretor presidente da Escola de Gestão e Contas, Ricardo Panato.