Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa, 29/11/2016

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo promoveu, no dia 25 de novembro, a mesa-redonda “Combate à Violência Contra as Mulheres: Compromisso de Toda a Sociedade”. O objetivo foi lembrar e discutir sobre as formas de agressão às mulheres e suas consequências para a sociedade.

Compuseram a mesa a Dra. Maria das Graças de Souza, professora titular do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Executivo da Société Internationale d'Études du Dixhuitième Siècle, Amelinha Teles, feminista e militante desde a década de 1970, e Angélica Fernandes, mestra em Ciências Sociais e chefe de gabinete do Conselheiro João Antonio do TCMSP. A moderação ficou a cargo da professor Antônia Conceição dos Santos, mestra em Serviço Social, servidora pública, e ex-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Participativo de São Paulo.

f

O dia 25 de novembro foi escolhido como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, em 1981, por organizações femininas do mundo todo, reunidas na Colômbia, em Bogotá, para homenagear as irmãs “Las Mariposas”, que foram torturadas e assassinadas pelo governo da República Dominicana.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu a data como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, com objetivo de estimular os governos e a sociedade civil a realizar eventos anuais que ajudassem a acabar com a violência contra a mulher, considerando que este é um problema que marca as mais diversas culturas, no mundo todo, tornando-se uma tragédia social.