Assessoria de Imprensa, 17/04/2017

Com a proposta de oferecer uma visão abrangente do panorama atual das estruturas e fluxos dos sistemas de Saúde, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales deu início, em 11 de abril, ao ciclo de palestras “Administração da Saúde Pública no Brasil”.

eliana verdade

Sediado no auditório da instituição, o evento, mediado pela Professora da Escola de Contas Eliana Verdade, contou com dois eixos temáticos que abordaram “Os fluxos do Sistema de Saúde Pública no Brasil” e “A estrutura do Sistema de Saúde Pública no Brasil”.

antonio carlos lira

Médico e Diretor do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, Antonio Carlos Lira falou sobre as estruturas do Sistema. Abordou os fatores determinantes sociais de saúde e doença, a transição demográfica, as mudanças no adoecer e morrer no mundo contemporâneo. Finalizou com o conceito de gestão da clínica, expondo a melhor maneira de administrar o ambiente de saúde para obter bons resultados.

Complementando a primeira mesa, Dr. Gonzalo Vecina Neto trouxe dados atuais sobre a mortalidade brasileira, com destaque para doenças cardiovasculares (causadas, na maior parte dos casos, por hipertensão, diabetes e obesidade), câncer e violência. Comentou sobre o uso da medicina baseada em evidências para que se faça uma justiça na Saúde. Também sobre a importância de escrever o histórico do paciente, já que, segundo Vecina, "a atenção a Saúde virou ato complexo e multiprofissional".

A primeira etapa do circuito foi encerrada com perguntas da plateia e entrega do certificado de participação aos palestrantes.

A próxima edição acontece no dia 16 de maio com mais duas mesas voltadas a Membros dos Controles Internos e Externos, profissionais da área de Saúde, membros dos Conselhos de Saúde e demais interessados pelo tema na diferentes esferas de governo e sociedade em geral.