*Daniel Moral

Muitas pessoas me perguntam qual é o grande diferencial em se trabalhar dentro de um espaço de coworking. Eu acredito que existem vários fatores para isso e listarei alguns.

Trabalhei muitos anos em empresas de grande porte com um conceito tradicional de trabalho, onde a hierarquia prevalecia e quem ocupasse um cargo maior, receberia como recompensa uma sala “privativa”. Para o recém gerente, isto era visto como uma bonificação pelo seu trabalho e o deixava feliz e em destaque dos demais membros da equipe.

Com o passar do tempo, aquele gerente percebia que o distanciamento causado pela sala privativa prejudicava a performance de sua equipe e todo o processo se tornava mais lento.

Percebendo isso, as empresas começaram a unificar os espaços físicos em seus prédios e acabaram com as barreiras físicas entre subordinados e seus superiores. Assim conseguiram um grande ganho em performance e transparência nos processos. As ideias começaram a surgir e o acesso entre os níveis da hierarquia ficou mais fácil e direto.

Então qual o diferencial do Coworking? É a diversidade de pessoas e ideias. No espaço é possível interagir com pessoas de outros ramos de atividades. Este fator faz com que as pessoas pensem “fora da caixa” e consigam trocar experiências, escutando relatos que não saberiam dentro da mesma empresa. Este é um dos principais motivos que as grandes empresas estão procurando cada vez mais estes espaços. Outro fator determinante é a redução de custos que é alcançada, pois a estrutura toda já está preparada e a empresa pagará uma mensalidade pelo pacote completo.

Eu acredito que em breve a maioria das empresas terão posições em espaços de coworking espalhados pelo mundo e se beneficiarão muito com o rico ecossistema criativo que proporcionam.

Palavras chaves: coworking, economia compartilhada, qualidade de vida, inovação e startup.

*Daniel Moral é formado em Processamento de Dados com MBA em Gestão de Negócios na FGV. Empreendedor social, é idealizador dos projetos: Bike Tour SP, Eureka Coworking, Revista CHK e Bike Ajuda.

Os artigos aqui publicados não refletem a opinião da Escola de Contas do TCMSP e são de inteira responsabilidade dos seus autores.