Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

André Galindo da Costa

O pensador e educador Paulo Freire é o patrono da educação brasileira. Recebeu esse título pela Lei 12.612 de 2012 de iniciativa da deputada federal Luiza Erundina.

Por esse título cabe conhecer melhor sobre esse brasileiro que foi um dos mais reconhecidos internacionalmente. Paulo Freire nasceu na cidade pernambucana de Recife, capital do estado, no dia 19 de setembro de 1921. Formou-se em direito pela Universidade de Recife. Seu doutorado em filosofia da educação tendo um enorme interesse por linguística e pela alfabetização de pessoas pobres.

Ficou conhecido pelo desenvolvimento do método Paulo Freire de alfabetização. Em 1963, Freire, alfabetizou 300 trabalhadores rurais da cidade de Angicos no Rio Grande do Norte em apenas 45 dias. A eficiência do método fez com que ele fosse inserido no Plano Nacional de Alfabetização do então Presidente João Goulart. Em 1964 Goulart sofreria um golpe de estado e método Paulo Freire deixaria de ser objeto da política educacional dos militares.

Com o golpe militar Paulo Freire ficaria preso por 70 dias. Após a prisão ele foi exilado primeiro na Bolívia e depois no Chile. No exílio escreveu a sua obra mais aclamada: Pedagogia do Oprimido. Ele escreveu 30 livros que foram traduzidos para outras línguas e publicados em 35 países. No final dos anos 1960 foi professor da Universidade de Harvard. Além da universidade norte-americana, que é considerada como uma das melhores do mundo, também foi docente nas seguintes instituições: Universidade de São Paulo (Brasil), Universidade Católica de Santiago (Chile) e Universidade de Genebra (Suiça).

Paulo Freire recebeu o prêmio da Educação para a Paz da UNESCO em 1986 e foi indicado para o prêmio Nobel da Paz em 1993. Recebeu ao todo 36 títulos de Doutor Honorís Causa, sendo os mais conhecidos os concedidos pela Universidade de Estocolmo (Suécia) e pela Universidade de Massachusetts (Estados Unidos). Foi secretario municipal da educação de São Paulo (SP) na gestão da Prefeita Luiz Erundina.

O educador brasileiro faleceu no dia 02 de maio de 1997 na cidade de São Paulo. Recebeu várias homenagens após sua morte. Entre elas destaca-se a escultura do sofá do artista sueco Pye Engstron e que se localiza em Estocolmo na Suécia. Na obra de arte Freire aparece ao lado de grandes figuras da humanidade que marcaram o século XX, como: Pablo Neruda, Georg Borgstrom, Sara Lindman e Angela Davis. A obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire está entre os 100 títulos mais solicitados por universidades de língua inglesa. Paulo Freire é considerado um dos maiores pensadores da pedagogia mundial, sendo o terceiro autor mais citado em trabalhos do mundo, conforme a Google Scholar. Por fim fica uma das reflexões de Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo.”

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!