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O objetivo desse curso é trazer luz à discussão da gestão de pessoas no setor público, procurando identificar a sua construção ao longo do tempo, seus desafios atuais e buscar soluções para a sua melhora, sendo isso primordial para se pensar a qualidade da gestão pública das cidades.


Justificativa:
É de suma importância à compreensão dos longos e complexos processos de construção do pensamento da área de gestão de pessoas no setor público. Iremos transcorrer essa construção com base nas reformas da administração pública brasileira: patrimonialista, burocrático e gerencial. Rever a história é importante para compreendermos o presente e saber olhar para o futuro.

Veremos que o setor público apresenta formas distintas de se pensar a gestão de pessoas, não cabendo a transposição simples dos métodos empregados no setor privado. Pois a lógica do setor público deve se fundamentar nos princípios da legalidade, eficiência, moralidade, publicidade e, principalmente, na impessoalidade.

Por essa razão, é fundamental aos gestores públicos, independente da esfera de governo em que atuem ou venham atuar, conhecer os desafios encontrados, e, a partir daí, saber enfrentá-los buscando a melhora na prestação dos serviços públicos.

Público-Alvo

  • servidor público municipal jurisdicionado; 
  • membro de conselho social; 
  • cidadão comum; 
  • servidor de outra esfera de governo; 
  • servidor do TCM

Carga Horária: 30 horas/aula
Total de Aulas: 10
Instrutor: Danilo André Fuster

 

Conteúdo Programático

Módulo 1 - Legislação de Pessoal na Administração Pública

1ª Aula – Evolução da gestão de pessoas no setor público

2ª Aula – Concurso Público: os aspectos legais, desafios e tendências

3ª Aula – Regime estatutário, regime contratual e uma abordagem sobre a política remuneratória dos servidores


Módulo 2 - Comportamento Organizacional

4ª Aula – Noções básicas de ética: o papel dos valores e da ética na prática do(a) servidor(a) público(a)

5ª Aula – Liderança e motivação de pessoas: teorias motivacionais

6ª Aula - Gestão do Conhecimento: cultura de inovação e da aprendizagem contínua

7ª Aula - Avaliação de Desempenho: métodos e os desafios culturais

8ª Aula - Atividade

 

Módulo 3 - Instrumentos Disciplinares e Punitivos

9ª Aula - Estatuto do Servidor Público: Dos deveres, Das Proibições e das Responsabilidades e a Lei de Improbidade Administrativa

10ª Aula - Atividade

 

Metodologia de ensino
Serão realizadas aulas expositivas com dinâmicas que permitam a participação e interação constante dos alunos. Durante todas as aulas teóricas também serão apresentados exemplos práticos que permitam ao aluno visualizar melhor os conceitos trabalhados.
Critérios de avaliação
Será feito um acompanhamento da participação dos alunos em sala de aula e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos

Recursos físicos e didáticos
Para a execução das aulas serão utilizados a lousa, as canetas, o datashow, o computador e a internet. Os alunos demandam apenas de folhas e canetas esferográficas.


Referências
CARVALHO, Maria do Socorro Macedo de. Análise de desempenho: relatório de análise. Revista da Administração Pública, Rio de Janeiro, v 13(1), jan/mar 1979.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 11ª Edição. São Paulo, ATLAS, 1999.

FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Rio de Janeiro: Globo, 1989.

FONTAINHA, F. de C. et al. Processos seletivos para a contratação de servidores públicos: Brasil, o país dos concursos?. Série Pensando o Direito, v. 49, p. 291-392, 2013.

LONGO, F. Mérito e flexibilidade: a gestão das pessoas no setor público. Traduzido do original: Mérito y flexibilidad; la gestión de las personas en las organizaciones del sector público. São Paulo: FUNDAP, 2007.

MARCONI, N. Políticas Integradas de Recursos Humanos para o Setor Público. In: Evelyn Levy; Pedro Aníbal Drago. (Org.). Gestão Pública no Brasil Contemporâneo. 1ed. São Paulo: Edições Fundap, 2005.

MATTA da, Roberto. Avaliação: uma perspectiva sociológica. Revista da Administração Pública, Rio de Janeiro: FGV jan/mar 1979.

PINTO, M. C. F.; SILVA, F. M. Gestão de Pessoas na Administração Pública Brasileira: uma análise sobre sua evolução histórica e o atual contexto em transformação. Revista Eletrônica do TCE, 1(2), 2015.

OCDE. Modernizando o emprego público. Revista do Serviço Público - RSP, v. 56, n. 4, Brasília: ENAP, out. /dez. 2005, p. 419-428.

OLIVEIRA, V. E.; ABRUCIO, F. L. Entre a política e a burocracia: a importância dos burocratas de nível médio para a produção de políticas públicas em saúde e educação. Artigo apresentado no 35º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, Caxambu, MG, 2011.

OLIVIERI, C. Os controles políticos sobre a burocracia. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 45, p. 1395-1424, Rio de Janeiro, set/out, 2011.

PACHECO, R. S. Política de recursos humanos para a reforma gerencial: realizações do período 1995-2002. Revista do Serviço Público - RSP, v. 53, n. 4, p. 79-106, Brasília: ENAP, out./dez. 2002.

PIRES, R. Burocracias, Gerentes e suas “Histórias de implementação”: Narrativas do sucesso e fracasso de programas federais. In: Carlos Aurelio Pimenta de Faria. (Org.). Implementação de Políticas Públicas: teoria e prática. 1ed., v. 1, Belo Horizonte: PUC Minas, 2012, p. 182-220.

SILVA, F. M; MELLO, S. P. T. A noção de competência na gestão de pessoas: reflexões acerca do setor público. Revista do Serviço Público, 62(2): 167-183, 2011.

SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas na administração pública. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 43, p. 347-369, 2009.


Comentários

0 # solange 25-03-2020 18:00
solicito a inscrição no curso para desenvolvimento e conhecimento.
0 # Escola de Contas 26-03-2020 08:03
Bom dia, Solange.

Agradecemos o contato.
Os cursos e eventos da Escola estão suspensos no momento. Estamos planejando formas de atuação pelos recursos tecnológicos. Por gentileza, esteja atenta e acompanhando as informações em nosso site.

Atenciosamente,

Escola de Gestão e Contas
0 # Rogério 13-05-2020 13:23
gostaria de saber se tem ou terá cursos online, e como faz a inscrição
0 # Escola de Contas 14-05-2020 08:59
Bom dia, Rogério.

Agradecemos o contato. Os cursos online estão em fase de planejamento e suas inscrições estarão disponíveis em nosso site.
Por gentileza, acompanhe as informações em https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-com-inscricoes-abertas.

Atenciosamente,

Escola de Gestão e Contas
0 # Silvana Salvador 17-05-2020 00:03
Olá, para alunos estrangeiros, da Argentina, como é a inscrição? Obrigada!
0 # Escola de Contas 18-05-2020 10:13
Bom dia, Silvana

Agradecemos o contato. As inscrições para participação dos cursos online deverão ser feitas através do link https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-com-inscricoes-abertas no site da Escola.
Os cursos e eventos da Escola estão disponíveis para a sociedade civil em geral e para servidores.
Por gentileza, acompanhe as informações em nosso site.

Atenciosamente,

Escola de Gestão e Contas
0 # Magali mascaro 30-05-2020 19:42
Olá sou professora e no momento de pandemia gostaria de fazer cursos online no que se refere ao uso das tecnologias. Obrigada
0 # Escola de Contas 02-06-2020 09:28
Bom dia, Magali.

Agradecemos o contato. Encaminhamos sua sugestão à coordenadoria dos cursos.
Os cursos presenciais estão suspensos devido à pandemia (Covid-19), mas estamos oferecendo cursos na modalidade online.
Por gentileza, verifique em nosso site os cursos e eventos com inscrições abertas.
https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-com-inscricoes-abertas
https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/palestras

Atenciosamente,

Escola de Gestão e Contas
0 # ANA S NASCIMENTO 04-08-2020 14:32
A pontuação do curso ocorre direto ou precisamos apresentar o certificado a chefia?
0 # Escola de Contas 04-08-2020 15:27
Boa tarde, Ana

Agradecemos o contato.
Por gentileza, apresente o certificado ao RH do seu órgão para sua validação.

Atenciosamente

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