Avaliação do Usuário

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OBJETIVO GERAL DO CURSO

• Mostrar ao público-alvo o processo de mudança de conduta do servidor público, a partir da aplicação de métodos de gerenciais, como forma de melhorar os seus processos de trabalho.
• Estimular o servidor público a promoverem a mudança de cultura, no âmbito do órgão em que atua, para melhorar suas relações funcionais no ambiente de trabalho.
• Garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade no emprego dos recursos públicos, tanto humanos como materiais.

Objetivos Específicos

• Apresentar os conceitos dos 5 S como instrumento de reflexão para mudança de conduta da pessoa e dos relacionamentos de equipes, bem como nos processos de trabalho de modo a fazer o uso racional dos recursos produtivos.
• Apresentar um roteiro para implantação do programa 5 S na organização onde trabalha.

O uso inadequado, a acumulação, a deterioração de recursos produtivos, a formulação de processos de trabalhos com tarefas inúteis e a desagregação de equipes de trabalho com problemas de relacionamentos nas organizações públicas são as maiores causas do desperdício de recursos públicos e do não atendimento das necessidades dos munícipes. A necessidade de mudanças no comportamento e nas relações humanas, assim como o uso racional dos recursos públicos, são atitudes induzidas com a aplicação de ferramentas gerenciais, especialmente com a aplicação dos conceitos dos 5 S no ambiente de trabalho.

 

Público-Alvo
Servidor público municipal jurisdicionado; membro de conselho social; cidadão comum; servidor de outra esfera de governo;  servidor do TCM

Carga Horária
30

Total de Aulas
10

Professor
Wagner Dal Medico

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

O curso é estruturado com aplicação de conceitos encontrados no Sistema de Gestão pela Qualidade Total no estilo Japonês e nos resultados práticos de gestão nas unidades jurisdicionadas do TCMSP, através da avaliação dos relatórios de auditoria externa e análises da gestão dos órgãos da PMSP.

1ª Aula - Conceitos

• Organização, Administração e Níveis de Administração.
• Cultura Organizacional e Clima Organizacional.
• Necessidades Humanas: Maslow e Hersberg.
• Forças Influenciadoras Internas e Externas.
• Visão Sistêmica da Organização.

2ª Aula - Desenvolvimento Organizacional e Mudança

• TQM – Conceito.
• Negócio, Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas.
• Elementos da Qualidade.
• Dimensões da Qualidade.
• PDCA.
3ª Aula – Ferramentas Gerenciais
• Educação e Treinamento.
• Brainstorming.
• Diagrama de Causa e Efeito.
• Gráfico de Pareto.
• Plano de Ação 5W2H.
• Grupos de Cumbuca.
• Sistema de Reconhecimento.
• Café da Manhã, Eventos Cívicos e Sociais, Eventos Culturais e Esportivos.
• Exemplo de aplicação do PDCA e do Plano de Ação num contrato de prestação de serviços.


4ª Aula – Programa 5 S

• 1º Senso – Senso de Utilização.
• 2º Senso – Senso de Organização.
• 3º Senso – Senso de Limpeza.
• 4º Senso – Senso de Saúde.
• 5º Senso – Senso de Disciplina.

5ª Aula - Plano para Implantação dos 5 S

• Plano Geral
• Plano Setorial
• Visão Geral da Implantação
6ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático
• Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo.
7ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático
• Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo.
8ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático
• Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo

9ª Aula – Seminário
• Apresentação do plano de mudança a ser implantado em unidade de trabalho de integrante do grupo. Caso real.

10ª Aula – Seminário
• Apresentação do plano de mudança a ser implantado em unidade de trabalho de integrante do grupo. Caso real.

Metodologia de ensino

Aula expositiva dialogada.
Pesquisa no local de trabalho.
Estudo de caso/problema real.
Seminários com participação de todos na avaliação do plano de ação.
1ª, 2ª, 3ª e 4ª aulas, abordagem teórica, com reflexão da aplicação dos conceitos apresentados em aula na gestão pública.
5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas, abordagem prática da administração, com estudo de caso real dos processos de gestão em unidades da administração onde os participantes atuam. Etapas do estudo:

• identificação da unidade que será objeto do estudo;
• diagnóstico da situação atual, utilizando o ferramental apresentado nas quatro primeiras aulas;
• descrição dos problemas ou soluções diagnosticadas;
• plano de ação (projeto ou atividade); e
• conclusão.

9ª e 10ª aula, seminário para exposição e debates dos estudos feitos e conclusões alcançadas.

Critérios de avaliação
Participação nos debates e discussões feitos em sala de aula.
Respostas aos questionários aplicados após as aulas teóricas.
Seminário para exposição e avaliação de plano de ação baseado em caso real.

Recursos físicos e didáticos
Sala de aula.
Computador com Excell, Word, Power Point e MS Explorer.
Projetor.
Lousa branca com canetas.
Carteiras com cadeiras móveis para formação de grupos.

 

REFERÊNCIAS

• BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A., Administração - Construindo Vantagem Competitiva, São Paulo, Atlas: 1998.
• CAMPOS, Vicente Falconi; TQC - Controle da Qualidade Total; 8ª ed., Belo Horizonte; Editora Desenvolvimento Gerencial: 1999.
• CHIAVENATTO, Idalberto; Teoria Geral da Administração, 2ª ed.; Rio de Janeiro; Campus: 2000.
• CRAINER, Stuart, Grande Pensadores da Administração, São Paulo, Futura: 2000.
• DRUCKER, Peter F.; Introdução à Administração; São Paulo; Pioneira Thomson: 2002.
• LOURENÇO JR, Antonio; Promovendo Resultados com o 5S; Belo Horizonte; Editora Desenvolvimento Gerencial: 1999.
• MEDICO, Wagner Dal; Os Programas de Qualidade e o Comportamento Organizacional de uma Organização de Serviços Públicos na Cidade de São Paulo; São Paulo; Universidade São Marcos: 2002; 153; (Dissertação de Mestrado).
• PORTER, Michael, Estratégias Competitivas Essenciais, Rio de Janeiro, Editora Campus: 1999.
• RIBEIRO, Haroldo; 5S - A Base para a Qualidade Total; Salvador; BA; Casa da Qualidade: 1994.
• ROBBINS, Stephen P.; Comportamento Organizacional; 8ª ed.; São Paulo; LTC Editora: 1999.
• SCHERMERHORN Jr., John R.; HUNT, James G; OSBORN, Richard N.; Fundamentos de Comportamento Organizacional; 2ª ed.; Porto Alegre; Bookman: 1999.
• SILVA, João M.; 5 S O Ambiente da Qualidade na Prática; 3ª ed; Belo Horizonte; MG; Fundação Christiano Ottoni: 1996.
• WAGNER III, John A.; HOLLENBECK, John R.; Comportamento Organizacional: Criando Vantagem Competitiva; São Paulo; Editora Saraiva: 1999.
• SÃO PAULO (SP). Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Relatório Anual de Fiscalização do Município de São Paulo (Exercícios de 2015 e 2016). Disponível em: <http://www.tcm.sp.gov.br/relatorios/AnualFiscalizacao/ anualfiscalizacao.html>.
• ______. Lei Orçamentária Anual do Município de São Paulo para 2015. Lei nº 16.099 de 2014. Disponível em: <http://orcamento.prefeitura.sp.gov.br/ orcamento/uploads /2015/lei16099.pdf> Acesso em: 16 nov. 2015.


Comentários

0 # Paolo Scappaticci 04-05-2020 13:00
gostaria ser informado do inicio desse curso. obrigado
0 # Escola de Contas 05-05-2020 09:03
Bom dia, Paolo

Agradecemos o contato. As informações sobre novos cursos podem ser encontradas na o site da Escola em https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-com-inscricoes-abertas
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