Assessoria de Imprensa, 30/07/2018

engenheiros

A Escola de Contas promoveu a palestra “Determinação da Área de Inundação em Eventos de Ruptura de Barragens”, que contou com o engenheiro civil Fernando Bonato, formado pela Universidade Mackenzie de São Paulo e mestre em Hidráulica pela Universidade de Rapperswill, na Suíça, e com a engenheira civil Gisela Coelho Nascimento, graduada pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e mestre em Engenharia Hidráulica pela mesma instituição.

Na palestra, foram abordadas a legislação de segurança das barragens, os riscos potenciais e os princípios e metodologia da modelagem da área de inundação provocada por acidentes em barragens. Com representações de modelos digitais criados por drones scanners, os expositores trataram das investigações de ruptura de barragens, tomando tanto exemplos suíços como brasileiros. Esses modelos permitem construir uma rede de cálculo que possibilitam criar mapas de inundação que compõem a área, mostrando sua profundidade e intensidade, entre outros detalhes técnicos. O trabalho com esses modelos permite investigar e prevenir abertura de brechas nas barragens, além de contribuir para evitar a poluição de lençóis freáticos e auxiliar na solução de questões envolvendo a segurança nas barragens.