Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Redução desse crime aconteceu tanto na capital quanto no interior. Governo fraciona divulgação dos dados; sociólogo critica ação.

O Estado de São Paulo registrou queda de 11,62% no índice de homicídios dolosos no primeiro semestre de 2015, segundo apontam dados parcialmente divulgados pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). Considerando apenas junho, a redução é ainda maior: 18,38%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os assassinatos também caíram na capital, Grande São Paulo e interior.

O governo comemora ter registrado menos de 2 mil homicídios no Estado ao longo do primeiro semestre. Ao todo, foram 1.931 ocorrências, ante 2.185 em 2014. Desse total, 262 aconteceram em junho de 2015, ante 321 casos no ano anterior. Com a redução, a taxa de homicídios chegou à marca de 9,38 casos por 100 mil habitantes, a menor desde 1999.

A queda nos assassinatos foi antecipada nesta sexta-feira, 24, pelo governador e pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Os índices de criminalidade são sempre informados no mesmo dia, mas a pasta decidiu fracionar a divulgação com dados considerados positivos. Um dia antes, os roubos de carga, que também caíram, já haviam sido informados. Os demais índices, como roubos em geral, furtos e latrocínios, só serão expostos na segunda-feira.

O sociólogo e especialista em segurança pública Ignacio Cano considera positiva a redução de assassinatos em São Paulo, mas faz ressalvas quanto à metodologia de divulgação dos índices. “Sem dúvida, o patamar é mais favorável hoje do que há 15 anos - e também quando comparado com outros Estados. Quem sabe, se continuar reduzindo, São Paulo não entra em certa normalidade”, disse.

Por Felipe Resk


Fonte: www.nossasaopaulo.org.br

Clique aqui para veja a matéria completa.


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!